Conheça melhor o motor do seu automóvel

Conheça melhor o motor do seu automóvel

5 1587

O motor é sem qualquer dúvida o órgão mais importante de um carro, sem ele o carro não funciona. Aproveito então para falar hoje sobre alguns aspectos essenciais para o seu bom funcionamento e longevidade.

motor

Deixar o motor do carro a trabalhar durante algum tempo, para que possa ficar quente antes da sua utilização, no entanto é recomendado que esse aquecimento seja feito em movimento, uma vez que a temperatura ideal de funcionamento é atingida mais rapidamente, bastando que inicie a condução com suavidade, sem grandes acelerações e sem atingir rotações críticas.

Na hora da manutenção nunca deve colocar óleo para além do nível indicado, uma vez que o excesso de óleo lubrificante acaba por sujar as velas, prejudicando a queima de combustível. Se tal acontecer, o carro vai acabar por perder potência e aumentar o consumo de combustível. Para garantir que não coloca óleo em demasia, faça sempre a verificação dos níveis de óleo e da água com o motor a frio.

Nunca deve abrir a tampa do reservatório de água com o motor quente porque além de uma possível queimadela pode despressurizar todo o sistema de arrefecimento, provocando bolhas de ar que por sua vez, podem prejudicar a circulação da água e, em situação extrema, pode levar ao sobreaquecimento do motor e até mesmo ao ao empeno da colaça devido ao aquecimento.

É recomendada a troca do filtro de ar pelo menos a cada 20 mil quilómetros. No entanto esta troca deverá ser mais frequente quando nos encontramos perante ambientes com bastante concentração de poeira.

SIMILAR ARTICLES

0 2221

0 1243

5 COMMENTS

  1. Tenho 3 veículos da minha empresa que atuam em areas de mineração, realmente tenho quen trocar o filtro de ar a cada 15 mil quilometros…

  2. Aí está um caso de trocas mais frequentes. Mas atenção que apesar da troca de filtros habitualmente ser feita aos 20000 km, há fabricantes que recomendam a troca antes.

Leave a Reply

*