O pneu

O pneu

3 725

Os pneus são grandes responsáveis pelo conforto,  insonorizarão de rolamento, aderência, mas acima de tudo é dele que depende uma grande parte da nossa segurança. A vida média de um pneu ronda os 40.000 km, desde que usados correctamente, devemos no entanto respeitar algumas regras:

Deve efectuar a calibragem, seguindo as indicações do fabricante, depois deverá efectuar a calibragem de preferência com os pneus frios e num espaço de tempo limitado ou à quilometragem ou ao numero de dias. Normalmente faça a calibragem a cada 5000 km ou mensalmente.

A pressão do ar é um factor muito importante para manter a qualidade dos pneus, mas apesar de ser muito fácil de controlar, é também o factor que provoca maior desgaste do pneu. Isto porque um pequeno descuido na manutenção da pressão do pneu do seu carro, irá comprometer a sua vida útil, podendo resultar em consequências negativas:

No caso da pressão ser baixa, a área do pneu em contacto com a estrada é alterada, o que acaba por provocar desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem e dos ombros do pneu, diminuindo a segurança do veículo, reduzindo a durabilidade e aumentando o consumo de combustível.

No caso da pressão estar acima do recomendado pelo fabricante, também altera a superfície de contacto do pneu com a estrada, provocando o desgaste acelerado no centro da banda de rodagem, o que vai provocar a diminuição da durabilidade do pneu do seu carro. Com a pressão alta também o conforto é prejudicado, uma vez que o veículo fica mais sensível às irregularidades do solo, transmitindo assim a vibrações para o seu interior.

pneu

Para saber quando está na altura de trocar os seus pneus, poderá verificar que estes possuem um indicador de substituição, uma espécie de travessa que fica no meio de cada sulco. Entre esta travessa e a superfície de rodagem do pneu existe uma altura de 1,6 mm, quando chegar lá, quer dizer que consumiu a altura de 1,5 mm, aí deverá o pneu ser substituído. Existem também nas partes laterais do pneu uns pequenos triângulos que indicam o desgaste do pneu.

Um pneu careca representa um risco muito grande porque não oferecer uma travagem segura mesmo em piso seco, e no caso dos pisos molhados o perigo de aquaplaning é inevitável. Também o risco de ocorrência de furos, quando o pneu se encontra careca é enorme, e o rebentamento do pneu geralmente resulta em acidente violento.

SIMILAR ARTICLES

0 2116

0 1178

3 COMMENTS

Leave a Reply

*