O que fazer para conduzir em segurança com chuva

O que fazer para conduzir em segurança com chuva

2 403

Quando começa a chover os perigos aumentam, e a possibilidade de um acidente acontecer também. E como estamos a entrar na época da chuva, é apropriado abordarmos esse assunto.

O que devemos fazer para ter mais segurança ao conduzir com chuva?

segurança

Pneus
É o componente mais importante do carro quando começa a chover. Eles determinam em grande parte se você terá segurança ou não na estrada, sob chuva. Quanto mais profundos forem os sulcos dos pneus do seu carro, maior tranquilidade você terá. A profundidade mínima para garantir segurança com chuva é de 1,6 mm.

De qualquer maneira, não importando como estão os seus pneus, deve reduzir 20% sua velocidade ao conduzir sob mau tempo. É incrível a diferença de segurança percebida quando reduzimos, por exemplo, de 120 para 100 km/h. Parece pouco mas não é.

Limpa-pára-brisas
Quando as palhetas dos limpa-pára-brisas já estão muito usadas ao invés de ajudarem, atrapalham, pelo que devem ser trocadas sem falta uma vez por ano.

Iluminação
Temos que ser vistos pelos outros carros, para evitar acidentes. Deve verificar se todas as luzes funcionam, ligue os médios e em caso de nevoeiro ligue também os faróis de nevoeiro.

Comportamento do motorista
A forma como conduzimos em tempo de chuva também influencia muito o risco que oferecemos a nós mesmos e aos outros. A velocidade escolhida deve ser 20% abaixo da velocidade normal daquela estrada. Se você reduzir muito mais que isso, poderá correr o risco de sofrer uma colisão traseira com um outro carro que vier mais rápido.

A distância que mantemos do carro da frente também deve ser aumentada.

Em caso de aquaplanagem (acontece quando existe um excesso de água na estrada, que juntamente com outros factores como a velocidade excessiva, o desgaste dos pneus (carecas ou quase), os amortecedores em mau estado, podem levar a que o carro perca o contacto com o piso) não há muito a fazer, simplesmente diminua a velocidade até que o carro retome o contacto com o piso. É no entanto especialmente perigoso sofrer aquaplanagem quando estamos do lado de um outro carro, em estradas de duas ou mais faixas. Pois podemos colidir com o carro ao lado, quando perdemos a aderência.

2 COMMENTS

  1. São artigos assim que podem fazer a diferença. Continuem com os bons conselhos.

    Algo que li há uns tempos é que com chuva densa os óculos de sol ajudam a ver melhor, mas ainda não testei…

Leave a Reply

*