Dezembro 12, 2017
Mecânica e Manutenção

Aumente a vida útil da sua embraiagem

A embraiagem é uma das peças que num automóvel mais sofre desgaste, principalmente quando a sua utilização é feita em circuitos citadinos, no característico arranca-pára.

embraiagem

O desgaste prematuro deste órgão pode dever-se em muito ao uso inadequado por parte do motorista, pelo que hoje vamos falar sobre algumas medidas que podem aumentar a vida útil da embraiagem do seu carro.

O pedal da embraiagem deve ser utilizado somente momento em que efectua a alteração de mudança, uma vez que quando o condutor calca em demasia o pedal, acaba por provocar um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes constituintes da embraiagem.

Os pontos de embraiagem em subidas devem ser evitados, provocam um desgaste muito rápido do disco de embraiagem, utilize antes o travão de mão.

Muito habitual nos caros a diesel é o arranque em segunda velocidade, saiba que este acto também é prejudicial à vida da embraiagem. A evitar também são os arranques bruscos, reduções bruscas.

Follow Me:

Related Posts

  1. Agradeço a chamada de atenção, mas na altura em que escrevi o artigo tive o cuidado de a confirmar. O dicionário de lingua portuguesa diz “embraiagem”.

  2. Eu verifiquei e eu encontrei como “Embreage”

    embreagem
    em.bre.a.gem
    sf (fr embrayage) Mec 1 Ato ou efeito de embrear2. 2 Dispositivo usado para embrear e desembrear uma peça acionadora com uma acionada de um mecanismo, especialmente o que permite seja embreada a peça acionadora com outra, gradualmente e sem choque; acoplamento. E. centrífuga, Mec: embreagem automática de fricção em que o contato entre a parte acionada e a acionadora é estabelecido e mantido por força centrífuga, comumente contra a ação de molas que interrompem o contato quando a peça acionadora diminui a velocidade; também chamada acopla­mento centrífugo. E. de dentes: embreagem na qual dentes ou saliências de um elemento se encaixam em reentrâncias do outro; também chamada acoplamento de dentes. E. de discos: embreagem de fricção, na qual a fricção se dá entre dois pratos ou discos paralelos ou jogos de tais discos; também chamada acoplamento de discos. E. de fricção, Mec: embreagem que embreia mediante fricção da peça acionadora e da acionada em contato; também chamada acoplamento de fricção. E. hidráulica, Mec: aquela em que um líquido, tal como óleo, intervém entre partes móveis, para transmitir pressão e torque; também chamada acoplamento hidráulico. E. magnética, Mec: aquela que embreia mediante atração mútua da parte acionadora e da acionada por força eletromagnética

  3. Termo embraiagem é utilizado em português de portugal, para os brasileiros, é utilizado embreagem.

    PS.: deu para perceber pelo post, que o autor é português.

  4. Não seria porque “embraiagem” é por causa de português de Portugal, e “embreagem” seria o português do Brasil?

  5. Sim efectivamente, tanto eu como o site somos de Portugal, não tenho a certeza se o termo “EMBREAGEM” também estará correcto por cá, mas pelo menos do modo que está escrito sei que está.

    Seja como for muito obrigado a todos pelo esclarecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *