O novo regime das cartas de condução

O novo regime das cartas de condução

1 1222

É pretensão do Governo que o novo regime jurídico do ensino da condução, introduza algumas novidades para quem vai tirar a carta de condução. Já no próximo ano vão entrar em funcionamento centros de avaliação médica e psicológica dos condutores, que efectuarão exames serão obrigatórios e a atribuição ou não da carta de condução dependerá deles.

Antes de o aluno iniciar as aulas de código, terá de fazer um módulo de segurança rodoviária, que tem a duração de oito horas, de frequência presencial obrigatória.

Em vez das 32 aulas de 50 minutos cada, os alunos passarão a ter que cumprir 32 horas de formação, e só irá a exame, quem tiver conduzido mais de mil quilómetros.

carta de condução

Além de todas estas novidades, o novo regime jurídico, propõe também que o aluno possa conduzir desde que esteja na presença de um tutor habilitado. Esta proposta é conhecida por “Treino de Condução” e diz que, desde que o aluno tenha 12 horas de prática e 300 quilómetros guiados nas aulas de condução, poderá conduzir desde que ao seu lado esteja um tutor habilitado.
Estão habilitados a Tutores, aqueles que tenham carta de condução há, pelo menos, dez anos e não tenham sido condenados pela prática de crime rodoviário ou contra-ordenação. Terão ainda de efectuar um curso de formação numa escola e possuir um seguro de responsabilidade civil.

De acordo com as escolas de condução, este novo regime jurídico do ensino da condução, vai aumentar o de custo aquisição de carta da condução em cerca de 30%. Podendo o custo das cartas condução de chegar a um valor médio de 750€ para a categoria B.

1 COMMENT

  1. Continuem assim, o saber da qualidade dos artigos aqui publicados e da regularidade com que são publicados levam-me a seguir regularmente este blog.

    Bom trabalho.

Leave a Reply

*