O que é a aquaplanagem?

O que é a aquaplanagem?

1 1067

Todos sabemos que nos dias de chuva devemos tomar mais cuidados ao conduzir. Quem nunca passou por uma estrada ou rua molhada e teve a sensação de que o carro perdeu o controle? Esta é a famosa aquaplanagem, que é o resultado do excesso de água sobre o piso e que impede o contacto entre o asfalto e os pneus, levando à perda de aderência. Quando um dos pneus do carro volta a ter contacto com o asfalto, aumentando a sua aderência, os outros pneus podem ainda estar em contacto com a água, fazendo o carro sair de lado (alterando a sua trajectória) e possivelmente causando acidentes.

aquaplanagem

Umas das principais causas da aquaplanagem são a alta velocidade e o estado dos pneus. Em situações de risco, é recomendável reduzirmos a velocidade, pois em velocidades elevadas, o pneu passa a ter maior dificuldade de drenar a água do piso. Os especialistas em segurança no trânsito dizem que a velocidade máxima para os dias de chuva é de 80km/h, isso para um pneu em óptimo estado de conservação, ou seja, com sulcos acima de 1,6mm.

Veja essa simulação sobre a aquaplanagem.

Para terminar, deixamos uma dica que podes ajudar: quando conduzir em dias chuvosos, olhe pelo espelho retrovisor e veja se consegue ver as marcas dos seus pneus na estrada. Caso não consiga vê-los, deverá redobrar os cuidados porque o risco de aquaplanagem é grande.

1 COMMENT

Leave a Reply

*