Análise: Opel Astra 1.7 CDTi – 125cv Cosmo

Análise: Opel Astra 1.7 CDTi – 125cv Cosmo

1 9668

A primeira análise que efectuamos no PressAUTO será à versão 1.7 CDTi (125 CV) Cosmo da nova geração Opel Astra, um modelo de linhas muito elegantes e desportivas, que conta com alguns trunfos como o conforto, equipamento generoso, e comportamento seguro.

Carroçaria

Ao nível da carroçaria este modelo é um dos maiores dentro do seu segmento, por utilizar a plataforma do topo de gama Insignia, possui um estilo exterior que recorre também às linhas estéticas estreadas no Insignia e está mais elegante e desportivo, tornando-se bem mais agradável à vista do que a anterior geração.

Está equipado com um chassis muito saudável, estreado no Opel Insígnia, aliando excelentes níveis de conforto, a um comportamento rigoroso e imperturbável a ritmos mais elevados. Já o sistema adaptativo “FlexRide” permite com recurso à electrónica influenciar positivamente o comportamento e, sobretudo, a segurança activa, adaptando a rigidez da suspensão aos gostos do condutor. O evoluído sistema de iluminação AFL+ com faróis adaptativos e nove padrões diferentes de iluminação, são um luxo e um descanso para quem faz muitos quilómetros de estrada, com a comutação automática entre médios e máximos.

Interior

A facilidade de acesso ao habitáculo é boa, apesar de influenciada pela forma da carroçaria, que condiciona o desenho da porta. Já o interior ainda que apresente uma boa construção é relativamente acanhado, apesar deste aspecto menos positivo o design interior é muito requintado e acolhedor, devido ao original esquema de iluminação a tons de vermelho, na parte inferior da consola central e nas portas. A consola central possui muitas junções, deixando antever eventuais problemas de envelhecimento, com inevitáveis ruídos parasitas.
A posição de condução é muito boa, com diversas regulações do banco do condutor. Ambos os bancos dianteiros são bastante confortáveis e apoiam bem o corpo a ritmos mais animados.

Mecânica

A versão analisada está equipada com um bloco 1.7 litros capaz de entregar 125 cavalos, sendo a mais equilibrada entre a oferta diesel do Astra, uma vez que está entre o o 1.3 litros de 95 cavalos e o 2.0 litros de 160 cavalos. Está disponível em dois níveis de equipamento, o Enjoy (25.000,00 €) e o Cosmo, mais recheado (26.600,00).
O motor 1.7 CDTI faz a entrega de potência com alguma preguiça nos baixos regimes, acordando apenas a partir das 1700 rpm, e sofre com uma caixa de 6 relações demasiado longas. A direcção, com assistência eléctrica, é confortável em cidade, mas tem um tacto demasiado desligado do asfalto em estrada.
Ao nível dos consumos, a Opel anuncia 4,7 l/100 km de consumo médio, ainda que nos pareça um valor bastante optimista, até porque o Astra é um automóvel pesado com os seus 1383 kg, o que o coloca bastante acima da média do segmento, um dado estranho numa altura em que quase todos os construtores buscam menores emissões poluentes.

[nggallery id=21]

 Modelo  Opel Astra 1.7 CDTi – 125cv Cosmo
 Preço  26.600,00 €
         
 Chassis      Motor  
 Comp./Larg./Alt.  4419/1814/1510 mm    Tipo  4 cil. em linha
 Nº de lugares  2+3    Cilindrada  1686 cc
 Peso  1383 kg    Potência máxima  125 cv
 Cap. da mala  370 litros    Binário máximo  280 Nm
 Cap. do depósito  56 litros      
 Travões – dianteira  Discos ventilados    Transmissão  
 Travões – traseira  Discos    Tracção  Dianteira
       Tipo de caixa  Manual
 Consumos      Número de velocidades  6M
 Urbano (l/100km)  5.7      
 Extra-Urbano (l/100km)  4.1    Prestações  
 Combinado (l/100km)                4.7    Aceleração 0-100 km/h  11.5 seg.
 Emissões CO2 (g/km)  126    Velocidade máxima  195 km/h
           

1 COMMENT

Leave a Reply

*