O que são carros híbridos

O que são carros híbridos

Todos nós estamos familiarizados com carros a gasolina e a maioria das pessoas já ouviu falar em carros eléctricos, mas os híbridos deixam muita gente a pensar. Basicamente um automóvel híbrido é uma combinação dos dois, mantendo componentes de veículos a gasolina e eléctricos, uma tentativa de obter o melhor dos dois mundos.

Um veículo a gasolina produz um volume relativamente grande de poluição e, em geral, faz poucos quilómetros por litro de combustível, por sua vez um veiculo eléctrico, quase não polui, mas faz apenas de 80 a 200 km entre recargas. Posto isto, um automóvel híbrido combina as duas tecnologias, possuindo um motor de combustão interna, normalmente a gasolina e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões face a um automóvel movido a gasolina, enquanto supera as deficiências de um carro de propulsão eléctrica.

Um veículo híbrido mantém a seguinte estrutura e componentes:

Motor a gasolina – o veículo híbrido tem um motor a gasolina bastante semelhante àquele que encontramos na maioria dos restantes automóveis, no entanto, o motor de um híbrido é por norma menor, e usa tecnologias avançadas para reduzir a emissão de poluentes e aumentar sua eficiência. Um motor pequeno, é mais eficiente pelo uso de peças menores e mais leves, pela redução do número de cilindros e pela operação do motor mais próximo à sua carga máxima.

Tanque de combustível – o tanque de combustível de um híbrido é o dispositivo de armazenamento de energia para o motor a gasolina. A gasolina tem uma densidade de energia muito superior à das baterias. Por exemplo, precisamos de 450 gramas de baterias para armazenar a mesma energia gerada por 3,79 litros ou 3 quilogramas de gasolina.

Motor eléctrico – o motor eléctrico veículo híbrido é muito sofisticado. A tecnologia electrónica avançada permite a sua actuação como motor ou como gerador. Por exemplo, se for preciso, o automóvel pode extrair energia das baterias para acelerar, e numa descida, quando não for necessário, o sistema de travagem regenerativa funciona como travão e pode ao mesmo tempo agir como gerador, devolvendo energia às baterias.

Gerador – o gerador é similar a um motor eléctrico, mas age apenas para a produção de energia eléctrica.

Baterias – as baterias de um veículo híbrido são o dispositivo de armazenamento de energia para o motor eléctrico. Diferente da gasolina no tanque de combustível, que pode accionar apenas o motor a gasolina, o motor eléctrico de um híbrido pode fornecer energia para as baterias e ainda retirar energia delas.

Transmissão – A transmissão num veículo híbrido executa a mesma função básica que a transmissão de um carro convencional. Alguns híbridos, como o Honda Insight, têm transmissões convencionais, outros possuem sistemas de transmissão radicalmente diferente, como é o caso do Toyota Prius.

Os veículos híbridos possuem muitas vantagens, com o seu rendimento e ser muito superior ao dos automóveis convencionais, devido à eliminação de grande parte das quebras de potência próprias dos veículos a gasolina. Também o sistema de travagem também tem capacidade para regenerar a potência absorvida, contribuindo também para eliminar as quebras de rendimento.