Sistema de ajuda ao estacionamento da Ford atinge 100.000 encomendas

Sistema de ajuda ao estacionamento da Ford atinge 100.000 encomendas

0 578

102.460 clientes europeus encomendaram o Sistema de Estacionamento Activo que ajuda os condutores a estacionar em paralelo com o simples accionar de um botão e sem nunca tocar no volante, desde que este foi introduzido no novo C-MAX e Grand C-MAX no final de 2010, com um em cada três compradores a especificar essa característica nestes modelos. Um em cada cinco solicitaram a inclusão deste sistema no novo Ford Focus que foi colocado à venda no ano passado.

Com estes resultados a Ford viu-se obrigada a triplicar os níveis de produção para a tecnologia que calcula o ângulo de direcção ideal e rapidamente dirige o veículo em mãos livres para um lugar de estacionamento, de forma a conseguir responder à procura.

"O Sistema de Estacionamento Activo tira toda a tensão da manobra de estacionamento", disse Kay Müller, Engenheiro da Ford. "Ao toque de um botão ele permite estacionar no menor dos espaços, enquanto que ao mesmo tempo reduz o risco de danos acidentais no seu veículo e naqueles que o rodeiam."

Um terço dos condutores europeus sondados pela Ford no ano passado disseram que têm dificuldade em estacionar em paralelo. Muitos confessaram ainda que consideram esta manobra mais “stressante” do que uma visita ao dentista (veja aqui o artigo completo).

"A procura pelo Sistema de Estacionamento Activo tem sido verdadeiramente surpreendente", disse Gunnar Herrmann, Director de engenharia da Ford, que liderou o desenvolvimento do Focus. "Ainda mais clientes serão capaz de beneficiar deste recurso à medida que for introduzido nos novos produtos futuros, começando com o novo Ford Kuga ainda este ano."

Sistema de Estacionamento Activo – como funciona

  • O condutor activa o sistema pressionando um botão, que vai activar por sua vez os sensores ultra-sónicos para medir e identificar um espaço de estacionamento paralelo viável
  • O sistema solicita então ao condutor que aceite a ajuda do sistema para estacionar
  • Seguidamente, o sistema assume a tarefa e dirige o carro até ao lugar de estacionamento em modo mãos livres. O condutor mantém o controlo das mudanças e pedais do acelerador e do travão
  • Um interface visual e/ou sonoro avisa o condutor sobre a proximidade de outros veículos, objectos e pessoas e fornece instruções
  • Enquanto os movimentos do volante são feitos automaticamente, o condutor permanece responsável pelo estacionamento seguro e pode interromper o sistema tocando apenas no volante.