Ford lança inovador sistema de abertura de portas no B-Max

Ford lança inovador sistema de abertura de portas no B-Max

A Ford acaba de lançar um sistema único de portas que oferece uma inigualável facilidade de acesso ao novíssimo B-MAX. O sistema de portas de acesso fácil da Ford integra os pilares centrais da carroçaria nas portas do seu veículo multi-actividades para criar uma ampla abertura de 1,5 metros de largura em cada lado do veículo reduzindo, deste modo, o stresse do dia-a-dia. A maioria das portas traseiras fornecem uma abertura de cerca de metade desse espaço.

"Os sistemas de portas como este têm sido o sonho dos designers há muitos anos", disse Stefan Lamm, Director de design exterior, Ford Europa. "Criámos o conceito a partir de uma ideia num conjunto de esboços de um designer, que nos trouxe até um produto elegante e versátil para comercializar."

No desenvolvimento do conceito, uma equipa passou vários dias a observar os condutores na sua rotina diária – ir às compras ou buscar os filhos à escola -, para entender exactamente o que os clientes realmente querem de um carro compacto.

De seguida, os engenheiros assumiram o desafio de produzir um veículo seguro e prático que fosse ao encontro dessas necessidades. Moveram a resistente estrutura dos pilares centrais da carroçaria e integraram-na directamente nas portas para assegurar uma protecção excelente em caso de acidente, em particular no caso de um impacto lateral. Aços especiais de ultra-alta resistência, que fornecem até cinco vezes a força do aço convencional, foram utilizados em peças-chave da carroçaria e portas para criar uma estrutura extremamente robusta e resistente, sem adicionar peso extra. O processo envolveu testes intensos e análises em cada etapa. Mais de 1.000 simulações detalhadas em computador foram realizadas ao longo de três anos para optimizar o desempenho em colisões de impacto lateral; cada simulação levou 24 horas a completar e com recurso à capacidade de oito computadores de alto desempenho. Estas simulações foram então testadas em situação real através de mais de 50 testes físicos de impacto lateral.

O interior do B-MAX é composto por equipamento que aproveita ao máximo o sistema de portas de acesso fácil. Os assentos traseiros e o assento do passageiro da frente podem ser rebatidos para criar uma ampla e conveniente plataforma de carga que pode acomodar tudo, desde bicicletas a embalagens planas de móveis.

O totalmente novo Ford B-MAX vai estrear em Genebra no próximo mês de Março e estará à venda na Europa no último trimestre deste ano.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*