Ford conquista “Global Mobile Award 2012”

Ford conquista “Global Mobile Award 2012”

2 445

A função de Assistência de Emergência integrada no novo Ford B-MAX, que lança um alerta aos operadores de serviços de emergência após a ocorrência de um acidente, recebeu um prestigiado galardão tecnológico “2012 Global Mobile Award”, conquistando o prémio de “Melhor Inovação de Telecomunicação para os Sectores Automóvel, de Transporte ou Utilidades” (“Best Mobile Innovation for Automotive, Transport or Utilities”) no âmbito do ‘2012 Mobile World Congress’, que decorre em Barcelona.

Este é o mais avançado sistema do género e tem um papel preponderante no sistema SYNC de conectividade ‘in-car’ com activação por voz da Ford.

“A Ford está orgulhosa de ver o potencial do benefício do SYNC e da Assistência de Emergência no salvamento de vidas, sistema agora reconhecido por especialistas internacionais da área das tecnologias de comunicação,” referiu Stephen Odell, Presidente e CEO da Ford Europa. “A Assistência de Emergência recorre à totalidade do potencial das tecnologias das comunicações móveis de forma a disponibilizar um serviço por demais valioso aos clientes Ford, sem custos e para a totalidade da vida útil do seu veículo.”

A activação de um airbag ou o fecho da válvula de emergência do depósito de combustível faz com que o veículo despolete uma chamada de emergência, recorrendo a uma mensagem pré-gravada, através do telemóvel do ocupante conectado via Bluetooth.

O sistema identifica, também, o local do acidente pelas coordenadas obtidas a partir da unidade de GPS disponível a bordo, mapas e informação da rede móvel, permitindo a poupança de segundos cruciais, estabelecendo uma chamada directamente para os operadores de serviços de emergência, em vez de utilizar contactos de ‘call-centers’, através de terceiros.

Durante o processo de desenvolvimento da função de Assistência de Emergência, a Ford trabalhou com a European Emergency Number Association (EENA), obtendo dados valiosos para o design do sistema. A EENA pretende assegurar uma elevada consistência em termos de capacidade de resposta às chamadas para o 112, o número de emergência, em toda a Europa.

Os clientes terão acesso sem custos à Assistência de Emergência como parte da plataforma SYNC que pode receber actualizações, quando esta estiver disponível num veículo.

O sistema SYNC, de que a Assistência de Emergência é apenas uma das partes integrantes, está já instalado em 4 milhões de viaturas nos EUA e faz a sua estreia europeia através do novo B-MAX.

O SYNC pode também ‘ler’ em voz alta as mensagens de texto do tipo SMS que cheguem aos telemóveis que sejam compatíveis. Pode também ser usado com uma variedade de leitores digitais de música, incluindo iPod e USB ‘flash drives’. O sistema procede à actualização automática de novas entradas na agenda de contactos, enquanto os ficheiros de áudio podem ser escolhidos por género, intérprete, álbum, canção ou ‘playlist’ com recurso a simples comandos de voz. A porta USB permite a implementação de actualizações de ‘software’ para melhorias futuras e integração de outras funcionalidades.

A versão de produção do Ford B-MAX fará a sua estreia dentro de dias, no Salão Automóvel de Genebra de 2012, e iniciará a sua comercialização último trimestre deste ano.

2 COMMENTS

Leave a Reply

*