Aliança Renault-Nissan e AVTOVAZ na Rússia

Aliança Renault-Nissan e AVTOVAZ na Rússia

0 532

O Primeiro-Ministro Russo Vladimir Putin inaugurou esta semana uma nova instalação industrial que marca uma nova etapa na parceira estratégica entre a Renault-Nissan e a Avtovaz.

Igor Komarov, Presidente da AVTOVAZ, Carlos Tavares, Director-Geral para as Operações da Renault, e Toshiyuki Shiga, Director de Exploração da Nissan, acompanharam Vladiir Putin nesta cerimónia em Togliatti.

No total foram investidos 400 milhões de euros neste complexo industrial de 250.000 m2 e que integra a nova linha de produção agora inaugurada e que terá uma capacidade de produção anual de 350.000 automóveis das três marcas – Renault, Nissan e AVTOVAZ.

O primeiro modelo produzido nesta nova linha será a Lada Largus, seguido ainda este ano de um modelo da Nissan e, em 2013, de dois modelos da Renault.

“A nossa colaboração tem vindo a reforçar-se permitindo incrementar as economias de escala no seio da Aliança”, declarou Carlos Ghosn, Presidente Director-Geral da Aliança Renault-Nissan. “Todas as partes saem a ganhar e os resultados far-se-ão sentir cada vez mais à medida que a Rússia se torne o motor do crescimento económico da Europa”.

Uma parceria sólida

As bases desta parceria foram lançadas em 2008, com a aquisição, pela Renault, de 25% do capital da AVTOVAZ.

“O nosso projecto de uma linha de produção comum em Togliatti teve início há 2 anos durante um período muito difícil para a economia. Também por isso, estamos muito orgulhosos por ver este projecto concretizado”, declarou Igor Komarov, Presidente da AVTOVAZ.

Esta nova linha de montagem em Togliatti contribui para que seja atingido um objectivo comum aos três parceiros : atingir uma capacidade total de produção para a Renault-Nissan-AVTOVAZ de pelo menos 1,6 milhões de automóveis por ano, no horizonte de 2016. Paralelamente ao arranque desta instalação industrial, as sociedades estão a finalizar as negociações para o aumento da participação da Aliança Renault-Nissan na AVTOVAZ.

Em 2011, a Aliança vendeu, na Rússia, 878.990 automóveis (cerca de 33% de quota de mercado) – dos quais 578.387 da marca Lada. A Rússia é o terceiro mercado da Aliança, depois da China e dos Estados-Unidos. Os rendimentos anuais de cerca de 10 milhões de famílias Russas ultrapassam os 50.000 dólares. Segundo a consultora Ernst & Young a Rússia ultrapassará a Alemanha em 2015 tornando-se assim no primeiro mercado automóvel na Europa com volumes de vendas anuais de aproximadamente 3,4 milhões de automóveis novos.

A Aliança Renault-Nissan

A Aliança Renault-Nissan é uma parceria entre as marcas Renault e Nissan que data de 1999, e em conjunto, representam 10% das vendas de automóveis em todo o mundo. Em 2011 as duas empresas venderam 8,03 milhões de automóveis em cerca de 200 países. Para além da colaboração com a AVTOVAZ, a Aliança detém outras cooperações estratégias com outros construtores de automóveis como a Daimler na Alemanha, a Dong Feng na China e a Ashok Leyland na Índia.

A AVTOVAZ

A AVTOVAZ é um importante construtor de automóveis na Europa e o primeiro na Rússia onde deteve, em 2011, cerca de um terço da produção total do país. A sua capacidade de produção é de 945 000 automóveis/ano (incluindo a nova linha de montagem). A AVTOVAZ produz seis modelos no segmento B (Samara, Kalina, Priora, Granta, 4×4 e Classics). Em 2010, o lucro líquido da AVTOVAZ foi de 3,6 mil milhões de rublos.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*