Peugeot Urban Crossover Concept

Peugeot Urban Crossover Concept

No início desta década, havia em todo o mundo 30 cidades com mais de 10 milhões de pessoas. Num horizonte de 2050, 5,3 mil milhões de habitantes do planeta viverão em mega metrópoles. A Peugeot, sensível à evolução do mundo que a rodeia, alimenta uma reflexão sobre um automóvel polivalente, compacto, tão à vontade no ecossistema urbano como nas estradas abertas.

O Urban Crossover Concept, que a Peugeot apresenta neste momento no Salão Automóvel de Pequim, será também mostrado em Outubro, no Salão de Paris, de modo a ilustrar a inserção desta reflexão numa perspectiva mundial.

Elegante e impertinente, requintado e carismático, desportivo e sedutor, com o Urban Crossover Concept a Peugeot propõe uma nova visão moderna e descontraída, dinâmica e sedutora, de um Crossover compacto.

peugeot-Urban-Crossover-Concept-1

As cidades evoluem, a mobilidade também

De São Paulo a Xangai, de Londres a Kuala Lumpur, do Cabo a Moscovo, a cidade vive, evolui, cresce. A humanidade torna-se cada vez mais urbana, a um ritmo nunca antes visto. Uma nova geração de urbanos está a nascer.

Para eles, com eles, as equipas internacionais do Estilo Peugeot em Paris, em Xangai e em São Paulo criaram um novo tipo de veículo – o Urban Crossover Concept.

É urbano pelas suas dimensões contidas (comprimento de 4,14 m, largura de 1,74 m) e aventureiro pelo seu estilo atlético e pleno de raça, que lhe oferece um poder de sedução fora do comum e universal.

É também Crossover, conjugando a elegância e o requinte da berlina com a impertinência e a malícia dos SUV, apresentando ainda uma polivalência e uma habitabilidade inéditas neste segmento.

A Peugeot quis levar mais longe esta reflexão, com base numa forte credibilidade no domínio dos veículos compactos, resultante de mais de 15 milhões de unidades das séries 200, e numa legitimidade recente mas já notável no domínio do Crossover, com o sucesso do 3008, do qual se venderam já em todo o mundo 368.000 exemplares, e a apresentação do concept car SXC no Salão de Xangai em 2011. A Marca conjuga estes dois domínios de excelência no seio de um concept car.

O Urban Crossover Concept pretende constituir a síntese dos conhecimentos da Marca na realização de um veículo compacto que combina agilidade, polivalência e estilo forte, ao serviço de jovens urbanos que amam a cidade, vivem a cidade, criam a cidade, mas que adoram evadir-se dela.

Um estilo único que conjuga elegância e robustez

O Urban Crossover Concept incarna naturalmente os novos códigos de estilo da Marca.

Com linhas atléticas e plenas de raça, o Urban Crossover Concept impõe a sua postura audaciosa que agita e reinventa os standards dos veículos volúmicos do segmento das viaturas compactas.

O Urban Crossover Concept associa universos habitualmente diferentes e separados:

  • a altura e a robustez de um SUV moderno com preocupações de leveza e de aerodinamismo;
  • o primor, a elegância e o dinamismo das novas berlinas Peugeot;
  • mas também a polivalência de um "volúmico" voluntariamente compacto.

A zona dianteira é simultaneamente requintada e cheia de potência. Os modelados sensuais e muito esculpidos do capot e dos guarda-lamas dianteiros proporcionam uma impressão de segurança, protecção e robustez.

A grelha sorridente, que permanece flutuante, propõe um desenho maciço, talhado no metal. Este desenho é associado a um tratamento sofisticado com dois aspectos, à imagem do novo emblema da marca francesa.

Este cuidado com o tratamento dos detalhes está também presente, como é natural, no desenho preciso e original dos faróis, o qual renova o "olhar" Peugeot. O seu contorno interior acompanha de perto as funções técnicas e desenha a pupila acerada do felino, conferindo-lhe um carácter ainda mais expressivo e singular.

De perfil, o encadeamento entre o pára-brisas e a linha do tejadilho continua até ao dispositivo aerodinâmico traseiro, desenhando uma silhueta perfilada e muito aerodinâmica. As linhas do flanco, traçadas no sentido da estrada, evocam um automóvel vivo, pleno de raça e muito dinâmico. O Urban Crossover Concept apresenta também uma escultura muito sensual e sofisticada dos guarda-lamas e do flanco, evocando qualidades atléticas naturais. O desenho das cavas das rodas em forma de arco simboliza as qualidades de agilidade associadas ao universo all road.

A distância ao solo e as grandes rodas revelam as verdadeiras qualidades de polivalência para uma vida familiar ou activa, contribuindo para a percepção de uma viatura leve, respeitadora do seu ambiente.

Finalmente, a onda suave do tejadilho sublinha a decoração superior exclusiva, traçada no metal, surgindo como que engastada na carroçaria e directamente inspirada no Coupé RCZ. Encontramos este requinte no desenho preciso das barras de tejadilho, o qual evoca simultaneamente velocidade e uma utilização lazer do automóvel.

Na traseira, o desenho dinâmico do farolim incrusta-se com precisão na carroçaria, propondo uma assinatura luminosa Peugeot que utiliza a tecnologia LED. O volume traseiro é monolítico, símbolo de potência controlada e de solidez, surgindo associado a linhas de carácter dinâmicas e com modelados esculpidos.

Por último, o dispositivo aerodinâmico traseiro em alumínio e a dupla bossa no tejadilho recordam o aspecto desportivo e elegante do RCZ.

Assim, o Urban Crossover Concept é dotado de uma personalidade vincada que associa:

  • potência e robustez pela sua postura e modelados;
  • linhas elegantes, sensuais e muito dinâmicas;
  • requinte e tecnologia no tratamento de detalhes exclusivos.

O Urban Crossover Concept transcende as fronteiras. As fronteiras do estilo e da segmentação dos automóveis. As fronteiras das necessidades das novas gerações de clientes. As fronteiras entre a cidade e a natureza. As fronteiras entre os continentes.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*