Primeiros taxis 100% eléctricos são da Renault

Primeiros taxis 100% eléctricos são da Renault

Lisboa vai ser uma das primeiras cidades em todo o mundo a promover a realização de testes em condições reais de utilização e, por um período de dois meses – de táxis 100% eléctricos Renault Fluence Z.E. Sim, desde 5ª feira passada já é possível viajar na capital portuguesa, de transportes públicos, em silêncio e em absoluto respeito ambiental. Este é mais um importante passo da Renault na mobilidade zero emissões.

Sensivelmente um ano depois da assinatura da carta de intenções, foi oficializado na semana passada o protocolo, entre a CML e a Autocoope, que permite que o Fluence Z.E. esteja disponível para servir – com efeitos imediatos! – a população (residente e flutuante) de Lisboa, como meio de transporte público de excelência em responsabilidade ambiental. Para além do factor ambiental, os reduzidos custos de utilização foram decisivos para que a maior cooperativa de táxis de Lisboa quisesse testar, em utilização real, o automóvel 100% eléctrico da Renault, como táxi.

A cidade de Lisboa passa assim a ser uma das primeiras cidades do mundo a disponibilizar táxis 100% eléctricos, uma excelente notícia, tendo em conta as preocupações e necessidades ambientais do presente numa cidade que possui algumas das artérias mais poluídas da Europa.

«Este é mais um importante passo rumo a um novo paradigma de mobilidade», reconhece José Caro de Sousa. O administrador-delegado da Renault Portugal assume «A aposta no Renault Fluence Z.E., como táxi, pode ajudar a quebrar alguns mitos associados ao veículo eléctrico. E, no que diz respeito aos custos de utilização, uma vez que 120 quilómetros efectuados num automóvel eléctrico apenas representam um valor na ordem dos 1,5 euros esta é uma solução economicamente interessante. Esta aposta da Autocoope no Renault Fluence Z.E., deverá também permitir validar que, até em termos de autonomia, um automóvel 100% eléctrico pode servir os interesses de uma actividade tão exigente como a do transporte público de passageiros».

Apresentado em meados de 2011, a par do comercial ligeiro Kangoo Z.E., o Fluence Z.E. é um dos pioneiros da gama zero emissões da Renault. Em curso está também o lançamento do Twizy, um revolucionário conceito de mobilidade urbana que promete ser um sucesso, pela inovadora plataforma em que assenta e pelo design arrojado, mas também pelo baixo custo de aquisição; enquanto para o último trimestre está previsto o início da comercialização do ZOE, um automóvel compacto moderno, tecnológico e com um custo de aquisição que vai de encontro a um dos grandes objectivos da Renault: tornar o automóvel eléctrico verdadeiramente acessível a todos!

taxi-electrico-renault-fluence-ze-2

taxi-electrico-renault-fluence-ze-3

NO COMMENTS

Leave a Reply

*