7 dicas para cuidar do motor do automóvel

7 dicas para cuidar do motor do automóvel

0 11391

A vida útil e o desempenho do motor de um automóvel dependem em grande parte dos cuidados que você tem com ele, assim, este artigo vai dar-lhe a conhecer 7 dicas para melhor cuidar do “coração” do seu automóvel:

Verifique o nível óleo do motor com regularidade, abrindo o capot do seu automóvel e usando a vareta do óleo que se encontra junto ao motor. Esta verificação deve ser efectuada apenas quando o automóvel está frio e obrigatoriamente em plano nivelado. Também o nível da água deve ser verificado regularmente nas mesmas condições que para o óleo. E mude-o também com regularidade, porque embora a necessidade de substituição do óleo do motor dependa do nível tecnológico do veículo, do tipo de óleo utilizado e também da utilização dada ao automóvel, mudar o óleo faz com que o seu automóvel se mantenha cada vez mais “saudável” e que o seu motor tenha uma vida útil maior. De salientar que a reposição do óleo nunca deve ultrapassar a marcação do nível máximo.

Existem diversos filtros muito importantes num automóvel, como o filtro do ar, do óleo, do combustível, entre outros, e todos eles têm como missão a proteger o motor, pelo que devem ser substituídos de acordo com as instruções do manual do fabricante.

A transmissão do automóvel é também uma das partes mais importantes de uma viatura, como tal, deve estar atento à sua manutenção. O condutor deve alterar o fluido da transmissão automática e deve alterar o seu filtro nos primeiros 8.000 quilómetros e depois a cada 50.000 quilómetros.

Com a chegada da ignição eletrónica e os computadores de bordo, a parte elétrica do automóvel ficou bastante mais sobrecarregada e, como tal, deverá proceder a uma mudança regular das velas, sendo em média necessário trocá-las a cada 50.000 quilómetros.

Um ponto essencial para o bom funcionamento de todas as peças do automóvel é a correio de distribuição, a qual deve receber especial atenção ao seu estado, sendo fundamental substituí-la segundo o número de quilómetros indicados no manual do fabricante, caso contrário os estragos no motor poderão ser irreparáveis.

Para finalizar, deve efetuar uma lavagem ao motor do seu automóvel de ano em ano ou a cada dois anos. Um motor limpo vai trabalhar melhor e vai permitir que o condutor detete atempadamente uma fuga ou vazamento.

SIMILAR ARTICLES

0 2103

0 1165

NO COMMENTS

Leave a Reply

*