Motor 1.0 EcoBoost da Ford vence “International Engine of the Year”

Motor 1.0 EcoBoost da Ford vence “International Engine of the Year”

1 624

O novo motor 1.0 litros EcoBoost da Ford, lançado este ano no Focus, foi ontem nomeado “International Engine of the Year” 2012. O pequeno motor de 3 cilindros, de alta tecnologia  foi também galardoado com outros dois prémios – “Best New Engine” e “Best Engine Under 1.0-litre”- nos prémios apresentados pela revista ‘Engine Technology International’ e com base nos votos de 76 jornalistas de 35 países em todo o mundo.

Esta é a primeira vez, nos 13 anos dos prémios que a Ford vence o “International Engine of the Year”. Além disso, o EcoBoost de 1.0 litros recebeu a pontuação mais alta na história destes prémios.

"Colocámos a fasquia incrivelmente alta quando começámos a desenhar o motor", disse Joe Bakaj, vice-presidente da Ford de Motorizações Globais. “Queríamos proporcionar uma economia de combustível referencial, um desempenho surpreendente, silencioso e requintado e tudo a partir de um motor de 3 cilindros realmente pequeno."

"A equipa respondeu a este desafio, aparentemente impossível, com alguma inovação realmente espantosa ", acrescentou Bakaj. "O resultado é capaz de alterar as regras do jogo para os motores a gasolina a nível global."

O motor – suficientemente pequeno para assentar numa folha de papel A4, utiliza um turbo de baixa inércia para fornecer potência rapidamente quando em aceleração a partir de baixas rotações e fornece alta potência a velocidades até 248.000 rpm.

engine-of-the-year-awards

Outras inovações do motor de 1.0l EcoBoost incluem:

  • Colector de escape na cabeça do cilindro, baixa a temperatura dos gases de escape e permite um rácio de combustível-ar óptimo por uma banda de rotações mais ampla,
  • Um exclusivo bloco de ferro fundido aquece o motor mais rapidamente do que um bloco de alumínio convencional, diminuindo em 50% a quantidade de energia necessária ao aquecimento, reduzindo o consumo de combustível,
  • Duas correias de distribuição do motor são imersas em óleo, proporcionando um motor mais silencioso e eficiente,
  • De modo a compensar a configuração do motor este é "desequilibrado" deliberadamente através do volante do motor e da polia, em vez de juntar veios de equilíbrio consumidores de energia.

1 COMMENT

Leave a Reply

*