Calibragem dos pneus

Calibragem dos pneus

0 976

Uma correcta calibragem dos pneus faz parte do processo de troca dos pneus.

Como podemos identificar uma descalibragem?

Trepidação do volante e uma vibração incomum do veículo, especialmente com velocidades entre os 80 e os 120 km/h, são sinais claros de descalibragem. Outras consequências negativas são um desgaste irregular do pneu além de um desgaste acelerado dos pneus e dos componentes do chassis, uma sobrecarga sobre o pára-choques e uma diminuição do conforto ao conduzir.

Assim, aumenta-se o atrito com o solo, aumentando a força do motor para movimentação do veículo, com o consequente aumento do consumo. A calibragem dos pneus deve ser realizada com os pneus ainda frios, pois a temperatura aumenta a pressão. Lembre-se, a correcta calibragem dos pneus, é indicada pelo fabricante do veículo, e que estas podem ter calibragens diferentes devido ao projecto do veículo.

Para facilitar, as empresas normalmente destacam as calibragens corretas nas etiquetas que se localizam nas tampas dos tanques de abastecimentos, ou junto a uma das portas.

Ao fazer uma curva a uma velocidade de 100 km/h uma descalibragem de 10 gramas atua como uma força de 2,5 quilos sobre o veículo. A adição de pesos imperceptíveis elimina o balanceamento e garantem uma distribuição igualitária do peso do veículo.

SIMILAR ARTICLES

0 2185

0 1223

NO COMMENTS

Leave a Reply

*