McLaren apresenta MP4-12C Can-Am em Pebble Beach

McLaren apresenta MP4-12C Can-Am em Pebble Beach

A McLaren apresentou este fim-de-semana, no famoso Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia, uma edição ainda mais exclusiva e única do MP4-12C, apelidada 12C Can-Am Edition.

Apresentada sob a forma de protótipo, esta versão presta homenagem à história da McLaren, especialmente aos carros de competição de Bruce McLaren, fundador da marca, e de Denny Hulme, surgindo pintada na mesma cor laranja McLaren que os carros de corrida utilizam e de preto acetinado em elementos como o pára-choques e portas.

Embora o MP4-12C Can-Am Edition se baseie na versão de competição GT3 Can-Am, este não obedece a quaisquer regras específicas de competição, não estando portanto legalmente autorizado a competir na classe Can-Am, podendo apenas competir em track days. Partilha o chassis monocoque do 12C de estrada, contando com mais alguns componentes em fibra de carbono, como algumas secções do pára-choques, a asa traseira, as caixas dos retrovisores e a tampa do motor, alterações que lhe permitiram alcançar os 1.200 kg (menos do que 200 kg a versão de estrada). Em termos mecânicos, esta edição conta com o mesmo motor V8 biturbo de 3.8 litros da restante gama MP4-12C, mas a potência foi aumentada para 630 cavalos (mais 30% de potência do que a versão de estrada), tornando-o no 12C mais potente de sempre.

A aerodinâmica foi trabalhada usando os mesmos conceitos da Fórmula 1, com o veículo a conseguir um aumento de 30% no downforce relativamente à versão de competição. Este aumento da carga aerodinâmica deve-se aos novos splitters na frente, asa traseira em fibra de carbono e difusor integrado no para-choques traseiro.

Conta também com um novo sistema de travagem, desenvolvido pela Akebono, e jantes de competição que montam pneus slick da Pirelli.

No interior, destaque para as bacquets Recaro de competição, com cintos de segurança de seis pontos, a “rollcage”, e um volante proveniente da Fórmula 1 a imitar o utilizado por Lewis Hamilton no seu MP4-24.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*