Opel Astra recebe novo motor 2.0 CDTI BiTurbo

Opel Astra recebe novo motor 2.0 CDTI BiTurbo

0 321

opel_astra_BiTurbo-2

A gama Opel Astra vai ser alargada com um novo motor turbodiesel de quatro cilindros 2.0 BiTurbo CDTI, que se tornará na opção diesel mais potente de sempre nesta gama.

O novo motor BiTurbo CDTI, já estreado no início deste ano no Insignia, debita uma potência 195 cavalos e 400 Nm de binário, e permite ao Astra alcançar uma velocidade máxima de 226 km/h para as versão de 5 portas, tornando-se no Astra a gasóleo mais rápido de sempre, 222 km/h para a Sports Tourer, e 223 km/h para a versão GTC.

Dotado de tecnologia Start/Stop de série, este bloco de quatro cilindros, é sobrealimentado com duas turbinas de dimensões diferentes, que podem funcionar separadamente ou em conjunto, consoante a carga do motor, e possuindo cada uma o seu próprio intercooler.

Esta combinação permite que a baixas rotações o turbo de menores dimensões entre em acção logo a partir das 1250 rpm, fazendo com que o motor responda prontamente a qualquer solicitação do acelerador, assim o condutor dispõe desde logo de um binário de 320 Nm, o que representa 80% do valor máximo debitado pelo motor. Em regimes acima das 2500 rpm, o sistema coloca em funcionamento ambas as turbinas, com o turbo maior a comprimir primeiro o ar de admissão e o turbocompressor mais pequeno a completar a compressão. Com o aumento da rotação do motor acima das 3000 rpm a turbina maior acaba por trabalhar sozinha.

Apesar das excelentes performances, a Opel anuncia um consumo médio de 4,9 l/ 100 km para a versão GTC, já as versões de 5 portas e Sports Tourer possuem um consumo médio de 5,1 l/100 km. As emissões fixam-se no baixo patamar de 129 g/km (134 g/km para o 5 portas e a carrinha).

O novo Astra BiTurbo está disponível no mercado português a partir do Outono, ainda sem preços definidos.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*