A Peugeot no Salão Automóvel de Paris 2012

A Peugeot no Salão Automóvel de Paris 2012

O Salão de Paris é um acontecimento automóvel incontornável, a nível mundial. Num stand com uma nova arquitectura, a Peugeot vai expor os trunfos com que empreende uma nova ofensiva: a marca vai colocar em evidência o novo 208, reafirmando a sua política de subida de gama, demonstra uma vez mais a sua inspiração e conhecimento através do concept Onyx e confirma, com o 301 e o 2008 Concept.

Entre os quarenta veículos de série e concept-cars apresentados nos 3.900 m2 do seu stand no Salão Automóvel de Paris, a Peugeot expõe nada menos de dez exemplares do 208.

208 – Park Assist e Connect Apps são novidades

No final de Agosto, antes mesmo de estar totalmente disponível para venda a nível mundial, o herdeiro dos « série 2 » da Marca, comercializado na Europa durante o segundo trimestre, tinha já seduzido mais de 103 mil clientes, dos quais noventa por cento elegeram versões de meio e de topo de gama.

Como novidade em Paris, o 208 Intuitive eleva o conforto do condutor ao mais alto nível. Inaugurando a função Park Assist, a série especial de 3 ou 5 portas 208 Intuitive coloca a tecnologia ao serviço do dia-a-dia: ao volante, a manobra de estacionamento torna-se mágica…
Com efeito, ao condutor basta seleccionar no écran táctil a manobra a realizar, entre estacionamento na fila à esquerda ou à direita da faixa de rodagem. Uma vez detectado um espaço adequado pelos sensores longitudinais e laterais, o Park Assist oferece-se para «tomar conta» da direcção, sob o controlo do condutor que assegura o movimento do veículo (acelerador/travão, caixa de velocidades).

Com o lançamento, por ocasião do Salão Automóvel de Paris, do Peugeot Connect Apps no 208, a Peugeot confirma o avanço de que dispõe em matéria de serviços de mobilidade. O Peugeot Connect Apps oferece ao utilizador uma experiência de conectividade inédita: as dez aplicações facilitam a vida quotidiana do automobilista, indicando-lhe os preços dos combustíveis nas estações de serviço, os lugares disponíveis nos parques de estacionamento, etc…

208 Type R5 – Aposta para competir e… ganhar

O 208 Type R5, revelado no Salão Automóvel de Paris, recordará no stand os genes desportivos da Peugeot: após o 208 R2, a Peugeot Sport abre, com o 208 Type R5, um novo capítulo nas declinações desportivas do 208.

Sucedendo ao 207 Super 2000, referência incontestada da categoria S2000, tanto pelo seu palmarés como pelas suas performances técnicas e desportivas, o 208 Type R5 beneficiará de todos os conhecimentos da Peugeot Sport; dará os seus primeiros passos em competição e será comercializado no decurso do 2º trimestre de 2013, para visar a conquista de campeonatos nacionais e internacionais na temporada seguinte.

208 GTi e XY – Carácter exclusivo

Revelados sob a forma de concepts no Salão de Genève, o 208 GTi e o 208 XY expõem-se em Paris na sua forma definitiva, seis meses antes do respectivo lançamento comercial. O 208 agitou as águas no seu segmento. O 208 GTi e o 208 XY incidem no Premium.

Silhuetas de 3 portas com identidades exteriores fortes, grelhas específicas, assinatura luminosa da zona dianteira, jantes de 17’’ exclusivas, desenvolvimento sofisticado dos materiais e das cores, ambientes interiores exclusivos: antes mesmo de fazer arrancar o motor, o 208 GTi, que faz reviver o mito, e o 208 XY, urbano chique e exclusivo, têm em comum a capacidade de atrair olhares…

Graças às suas qualidades, o chassis do 208 GTi poderá retirar a quinta-essência do motor 1.6l THP de 200 cv, associado à caixa mecânica de 6 velocidades curtas. O 208 XY proporá motorizações a gasolina e e-HDi, performantes e sóbrias, de 92 a 155 cv.

RCZ – Sedução renovada e reforçada

No stand da Peugeot, os visitantes do Salão Automóvel de Paris poderão descobrir o novo RCZ, que revelará, alguns meses antes de estar disponível no mercado, os argumentos renovados do coupé desportivo compacto que seduziu já cerca de 44.000 apaixonados desde o seu lançamento na Primavera de 2010.

O novo RCZ adopta uma face dianteira inédita, com um carácter desportivo ainda mais vincado que se combina com a potência da traseira e as curvas do tejadilho com uma dupla bossa.
Novas cores de carroçaria, novas jantes, nova cor dos arcos, novos e numerosos ambientes interiores: a atracção e a exclusividade do novo RCZ reforçam-se com uma paleta de combinações de cores e de materiais, tanto exteriores como interiores, que permitirá cada cliente compor o «seu» RCZ.

O RCZ R Concept, apresentado pela primeira vez em Paris com uma carroçaria preto mate e cobre, anuncia o RCZ R, uma versão emblemática com carácter desportivo radical, prevista para final de 2013. O RCZ R receberá um novo motor 1.6l THP com uma potência de 260 cv, tornando o RCZ R no modelo de série mais potente da história da Peugeot.

A sua eficácia constituirá uma referência, com uma potência específica situada entre as mais elevadas em todo o mundo para um veículo de série – mais de 160 cv/l – e objectivos de emissões de CO2  que se situam em…155 g/km.
Promessa de sensações dinâmicas intensas, o RCZ R beneficiará de ligações ao solo específicas, associadas a um diferencial de escorregamento limitado Torsen.

HYbrid4 – Uma tecnologia, uma gama

Os três modelos HYbrid4 da Marca participam também, pelo enorme avanço tecnológico e ambiental que a sua cadeia de tracção full híbrida Diesel representa, na exigência de subida de gama.

Com a tecnologia HYbrid4, inaugurada como novidade mundial no 3008 HYbrid4 lançado no início do ano, a Peugeot propõe uma oferta inédita em termos de prestações ambientais e de sensações de condução.

Com uma potência acumulada de 200 cv, resultante da motorização 2.0 HDi FAP e de um motor eléctrico no eixo traseiro, o 3008 HYbrid4 sabe conciliar um novo prazer de condução graças à opção entre 4 modos (automático, «emissões zero », sport, 4WD) e a um consumo excepcionalmente controlado.

O 508 RXH e, posteriormente, o 508 HYbrid4 completaram a oferta full híbrida Diesel da Peugeot durante o primeiro semestre. Uma oferta que soube encontrar os seus clientes: no final de Junho, os três modelos tinham já recolhido conjuntamente mais de 9.000 encomendas.

Onyx – Exigência, emoção, aspecto…

No espaço da Peugeot no Salão Automóvel de Paris 2012, na linha da grande tradição dos super-carros da Marca, o Onyx não deixará de estimular a imaginação dos visitantes.

Sob uma silhueta radical e esculpida de 4,65 m, equipado com rodas de 20’’, o Onyx esconde um coração de atleta: fixados na coque em carbono, o V8 híbrido HDi 3,7 l de 600 cv em posição central traseira, a caixa sequencial de 6 velocidades e os trens rolantes resultam dos exigentes conhecimentos da competição ao mais alto nível.
A carroçaria chama a atenção pelo contraste dos materiais e das cores: cobre puro nos guarda-lamas e portas, carbono preto mate para os restantes painéis da carroçaria. 
Enquadrado pelos arcos em alumínio, o tejadilho vidrado com dupla bossa revela a estrutura em carbono e um habitáculo inédito, qual guarda-jóias forrado a feltro: deste modo, os ocupantes integram-se numa peça homogénea. A concepção do posto de condução foi, por seu turno, orientada por uma ideia: intuitividade, à imagem do pequeno volante ou dos comandos em alumínio que surgem naturalmente ao alcance das mãos.

Com o Onyx, a Peugeot prossegue a sua reflexão sobre os materiais: é este o caso do Newspaper Wood, produzido a partir de jornais usados e comprimidos, utilizado na realização do painel de bordo e da consola central.

Junto ao Onyx, a Onyx Concept Bike, superbike ultra-leve com uma coque em carbono concebida pelo Peugeot Design Lab, e a Onyx Concept Scooter, supertrike de 3 rodas 400 cm3 híbrido, recordam os conhecimentos históricos da Peugeot em diferentes meios de mobilidade pessoal.

Enriquecida pelos conhecimentos resultantes de mais de 200 anos de criação industrial e de 120 anos de criação automóvel, a Peugeot apresenta no Salão Automóvel de Paris as primeiras realizações do Peugeot Design Lab, lançado em Junho último.

O Peugeot Design Lab é um estúdio de Global Brand Design que tem como objecto o desenvolvimento de estratégias de marca fortes e coerentes destinadas a reforçar a identidade, os valores e os códigos dos clientes externos.
A sua missão principal consiste na concepção de produtos, de serviços e de experiências, fora da área automóvel. A este título, o Peugeot Design Lab intervém em vários domínios: brand imaging, criação, desenvolvimento, industrialização, comunicação. Os conhecimentos e os meios técnicos do Centro de Design Peugeot dão ao Peugeot Design Lab uma capacidade inédita, em três continentes, em Paris, Xangai e São Paulo.

2008 Concept – O crossover urbano

Depois do Urban Crossover Concept revelado no último Salão de Pequim, a Peugeot apresenta ao público parisiense uma proposta automóvel para um Mundo cada vez mais urbanizado.

Na Europa, na China, na América Latina, engenheiros e estilistas trabalharam em conjunto para criar este futuro modelo compacto da Peugeot que sintetiza a experiência reconhecida da Marca no universo dos citadinos e os conhecimentos no segmento dos Crossover, de que o sucesso do 3008 é testemunha.

O 2008 Concept é um pequeno veículo compacto (4,14 m), ágil, polivalente, de estilo requintado e vincado, destinado a jovens urbanos de São Paulo ou de Xangai, de Paris, Kuala Lumpur ou Moscovo, que amam a cidade – mas gostam também de se evadir…

De acordo com o dinamismo evocado pela sua silhueta aerodinâmica e pelas suas linhas atléticas, o 2008 Concept esconde sob o capot uma evolução da família de motorizações de 3 cilindros a gasolina de nova geração: o 1.2 l turbo de injecção directa concilia potência (110 cv) e binário com níveis de consumo/emissões particularmente contidos.
O modelo prefigurado pelo 2008 Concept será produzido tão próximo quanto possível dos seus clientes, em França (Mulhouse), no Brasil (Porto Real) e na China (Wuhan).

NO COMMENTS

Leave a Reply

*