Arrancou hoje o Salão Automóvel de Paris 2012

Arrancou hoje o Salão Automóvel de Paris 2012

Arrancou hoje (quinta-feira, 27 de Setembro) em Paris, a 81ª edição do "Mondial de l’Automobile" , por certo um dos certames mais importantes para o sector automóvel no velho continente europeu a par do Salão de Genebra, que se realiza todos os anos no mês de Março.

Este ano, apesar da crise no sector automóvel na Europa, o Salão Automóvel de Paris contará com a presença de 250 marcas provenientes de 20 países que, entre os dias 29 de Setembro e 14 de Outubro (os dias 27 e 28 de Semtembro estão reservados à imprensa), ali darão conta das suas propostas aos 1,2 milhões de visitantes esperados no certame.

Entre as marcas alemãs, a Volkswagen apresentou a novíssima sétima geração Golf, que inclui o «explosivo» Golf GTI, mas também as variantes híbridas e eléctricas deste modelo. Marcam também presença no stand da VW, o Passat e o Jetta.

A Audi trouxe a Paris  o novo A3, um novo cabriolet, e ainda o Audi RS5 proposto com uns impressionantes 450 cavalos de potência.

A BMW, para além das novas propostas nas séries 1, 3 e 7, revelou o "Active Tourer", um monovolume ainda enquanto protótipo mas que deverá permitir adivinhar as linhas de produção do modelo que irá rivalizar dentro de pouco tempo com o Classe B da Mercedes.

Já que falámos em Mercedes, o construtor de Estugarda traz a Paris a versão eléctrica do Classe B, mas também aquele que é agora o centro das atenções, o novo Classe A, que é já possível encontrar também em Portugal, e ainda a carrinha com forma de coupé, CLS Shooting Brake.

Finalmente, em destaque no stand da Opel podemos encontrar o novo citadino “chique” ADAM, a par com o novo Astra Sedan.

Do lado das marcas francesas, a Citroen apresenta o novo DS3 Cabrio e um C3 Picasso renovado.

Já na Peugeot, as estrelas são os novos 208 e 208 GTI, lado a lado com o renovado RCZ, 508 RXH, o concept crossover 2008 e o Peugeot 301, uma pequena berlina destinada aos países emergentes.

Por sua vez, a Renault terá os holofotes virados para a nova geração do Clio, sem dúvida o modelo mais importante da marca, com especial destaque para as versões Grand Tour e RS. Depois, e porque a Dacia faz parte do Grupo Renault, irão estar em evidência, as versões actualizadas do Sandero e do Logan, mas também do Dacia Dokker.

Do outro lado do Atlântico chega-nos o Chevrolet Trax, um SUV compacto abaixo do já conhecido Captiva, ou ainda o Cadillac ATS, modelo que irá pretender rivalizar com o Série 3 da BMW ou com o Audi 4. Depois, também dos EUA, chega a nova geração do Ford Mondeo, agora a equipar o motor 1.0 a gasolina que já conhecemos do Focus, e um Fiesta renovado para manter o sucesso desta proposta da Ford para o segmento B.

Da Ásia, olhamos para as propostas de marcas como a Toyota, que terá em Paris o novo Auris, mas também o monovolume Verso e o desportivo GT86, ou ainda a Honda, cuja principal novidade será certamente a nova geração do Honda CR-V. Já a Mazda, irá apresentar o novo Mazda 6, nas variantes berlina e carrinha, bem como o renovado e sempre icónico Mazda MX-5.

Ainda na Ásia, damos conta das novidades permitidas pelos coreanos do Grupo Hyundai-Kia. Assim, enquanto a Kia aposta no novo Carens, um modelo que vem permitir à marca voltar a ter uma proposta no segmento dos monovolumes, a Hyundai terá em Paris uma nova versão do SUV Santa Fé, bem como os modelos i10, i20, o novo i30 e i40, e ainda o Veloster.

Por fim, e porque um Salão Automóvel não o seria sem os sempre desejados carros de sonho, certamente não passarão despercebidos neste certame o Ferrari F12 Berlinetta, o McLaren MP4-12C Spider, o Aston Martin V12 Vantage Roadster, o mclaren P1, ou ainda o Lamborghini Gallardo entre tantos outros.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*