Fórmula Ford 1.0 EcoBoost bate super-desportivos no Circuito de Nurburgring

Fórmula Ford 1.0 EcoBoost bate super-desportivos no Circuito de Nurburgring

0 321

O pequeno mas enérgico motor Ford 1.0 EcoBoost é o principal responsável para que um Fórmula Ford tenha registado uma das voltas mais rápidas de sempre no famoso circuito alemão de Nordschleife, em Nurburgring.

Esta versão única e homologada para a estrada do mais recente monolugar de Fórmula Ford completou uma volta em 7 minutos e 22 segundos, registando assim o 11º tempo mais rápido de sempre no circuito, um desempenho que o coloca à frente de uma série de super -desportivos como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos eles com mais de 600 cavalos. Nenhum outro veículo de três, ou até mesmo quatro cilindros, conseguiu um tempo tão rápido no lendário circuito.

"Este pequeno motor tem deixado as pessoas a esfregar os olhos de descrença”, disse o piloto e especialista Nick Tandy, de 28 anos, que completou a prova. "É simplesmente espantoso que um motor de um litro e 3 cilindros possa proporcionar este tipo de desempenho."

Os engenheiros da Ford dedicaram vários meses de trabalho ao projecto para substituir o habitual motor 1.6 EcoBoost de 180 cavalos do Fórmula Ford, por uma versão especialmente desenvolvida de 205 cavalos do novo motor global a gasolina da companhia, o 1.0 EcoBoost, que foi recentemente foi nomeado "International Engine of the Year".

A equipa responsável do projecto modificou também o veículo para que estivesse perfeitamente homologado para o seu uso em estrada, equipando-o com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros e indicadores de mudança de direcção, espelhos retrovisores aerodinâmicos e uma buzina. O carro é equipado com uma caixa manual de 6 velocidades e  pneus homologados para circulação nas estradas.

A velocidade máxima não homologada é de 255,5 kmh, com a aceleração dos 0-100 kmh de menos de quatro segundos. O veículo completou os 20,832 km do circuito de Nordschleife a uma velocidade média de 169 km/h.

"Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade do motor que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost," disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas, Ford Europa. "E que melhor maneira de superar alguns dos melhores super-desportivos do mundo no Nordschleife, utilizando apenas uma fracção do combustível."

Os testes internos também demonstraram que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost é capaz de um consumo de combustível extremamente frugal, tão somente de 2,4l/100km a 56 km/h e de 5l/100km a 120 km/h.

Apesar do Fórmula Ford com motor 1.0 EcoBoost não estar disponível para venda, o Ford Focus equipado com este motor já está a ser um êxito com os clientes em toda a Europa. Cerca de 30% dos novos compradores de Focus nos últimos meses, optaram pelo EcoBoost 1.0 litros.

No Focus, a versão de 100 cavalos do motor 1.0 EcoBoost consome 4,8l/100km, e a versão de 125 cavalos 5l/100km. O motor também estará disponível no novo Ford B-MAX e C-MAX, bem como no novo Ford Fiesta que chegará no final de 2012.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*