Peugeot desvenda 208 GTi e 208 XY

Peugeot desvenda 208 GTi e 208 XY

Depois de exibidos sob a forma de protótipos no Salão Automóvel de Genebra, em Março, A Peugeot confirma agora a produção dos 208 GTi e 208 XY, e irá apresentá-los oficialmente em Paris, no final do mês.

Ambos os modelos se destacam pelas suas expressões fortes e diferenciadas: o GTi é a regeneração do mito; o XY inicia uma nova história no seio da marca francesa: a dos veículos de encanto exclusivo e requintado.

Destinados a uma clientela exigente e activa, os 208 GTi e 208 XY beneficiam de um trabalho sofisticado ao nível dos materiais e das cores. O dinamismo exprime-se, em primeiro lugar, pela sua identidade exterior, específica e facilmente reconhecível, por uma postura característica. Apoiados em vias mais largas 10 mm à frente e 20 mm atrás, estes 3 portas são sublinhados por elementos de carroçaria cuja forma acompanha de perto as rodas. A zona inferior da carroçaria e os guarda-lamas alargados exprimem visualmente o potencial destas duas viaturas.

Quando os detalhes fazem a diferença

Visível de dia ou de noite, a assinatura luminosa da zona dianteira é sublimada pelos novos faróis de halogéneo, equipados com uma linha de luz de última geração flat-guide. Muito desenvolvidos, estes faróis com uma estrutura interna de forma rectangular recorrem à tecnologia LED para as luzes de mudança de direcção e para a iluminação diurna. Enquadrando os máximos, cujo friso flutuante lembra a pupila de um felino, oferecem uma íris ao «olhar» dos 208 GTi e 208 XY.
Estes faróis enquadram uma grelha específica. O friso cromado ligeiramente alargado parece aumentar a largura do veículo, enquanto a malha contribui para o dinamismo e para os tornar distintos. Com efeito, esta malha é diferente nos dois modelos. No 208 GTi, a grelha preta brilhante focaliza os olhares com inserções cromadas brilhantes que reinventam em 3D o xadrez de conotação desportiva. No 208 XY, a grelha cromada integra três pequenas barras horizontais inclinadas sobre a trave lacada a preto.
No seu conjunto, a frente revela-se simultaneamente tecnológica e sorridente, natural e sofisticada.

Ambientes exclusivos

O cuidado do detalhe prevaleceu também no desenho do habitáculo, para um prazer intenso, mesmo com o veículo parado. Essa preocupação salta aos olhos logo que a porta é aberta, deixando descobrir a soleira em alumínio com o nome Peugeot gravado. Harmonia escura de toda a parte superior, painel de bordo revestido a TEP PU e pespontado, revestimento dos bancos, detalhes específicos… o 208 GTi e o 208 XY propõem ambientes exclusivos, tipificados em função da sua cor «fétiche», respectivamente o vermelho e o Purple.

Todos os sentidos contribuem para o prazer da descoberta. Admiramos, cheiramos, tocamos os materiais, os acabamentos, os equipamentos. Tal como o vestido de um estilista, o habitáculo é assinado pelo seu criador através de pespontos que percorrem os bancos envolventes, do volante em couro, do fole da alavanca de velocidades, da pega do travão de mão em couro, dos apoios de braço em TEP PU Prestige e do painel de bordo.
Este último recebe um painel de instrumentos elevado com uma assinatura luminosa inovadora e distintiva. Replicando as funções LED dos faróis, os mostradores são contornados por frisos em cromado acetinado e iluminados posteriormente por LED, enquanto as agulhas se deslocam sobre um fundo em alumínio maquinado.

O habitáculo é também pontuado por peças trabalhadas. Os ventiladores, os motivos decorativos laterais do ecrã táctil, a decoração do painel de bordo, a inserção no volante, os cintos de segurança, as pegas das portas dianteiras e traseiras unem-se ao ambiente interior. O conjunto de pedais e o apoio de pé em alumínio contribuem para dar um toque final a este interior tecnológico e requintado.

peugeot 208 gti

208 GTi, regeneração do mito

A Peugeot deixou a sua marca na história do desporto automóvel. Através dos seus modelos, dos seus sucessos na competição, das suas grandes epopeias desportivas, o ADN da Marca dotou-se dos melhores genes para preparar minuciosamente o GTi moderno. O caderno de encargos era simples: criar um desportivo divertido e chique, interpretação contemporânea do mito GTi.

Ao primeiro contacto, o olhar é impressionado por uma presença, com um veículo que afirma a sua personalidade: desportivo e requintado. A cor da pintura (seis cores disponíveis no catálogo) reveste integralmente o 208 GTi, incluindo o dispositivo aerodinâmico traseiro exclusivo.
O 208 GTi é um desportivo e a sua carroçaria não fica atrás! Atravessando a saia traseira preta brilhante, o escape desemboca numa dupla saída cromada de forma trapezoidal, um desenho inovador que sublinha o carácter único do modelo. Progredindo no sentido do vento, dinâmicos, os contornos cromados dos vidros terminam com uma assinatura que presta homenagem ao ilustre 205 GTi. Por seu turno, o friso de custódia arvora orgulhosamente o logo GTi, num cromado brilhante sublinhado a vermelho.

Qualquer que seja a cor escolhida, esta tonalidade vermelha pontua a viatura: prensas de travão, friso inferior da grelha, lettering Peugeot no dispositivo aerodinâmico traseiro e na grelha. Além disso, a malha da grelha adopta um motivo 3D em xadrez com inserções cromadas sobre um fundo preto brilhante.
O conjunto é subtilmente evidenciado por apontamentos em cromado brilhante nos frisos dos faróis de nevoeiro, no friso superior da grelha e nos retrovisores.

Interior

A abertura das portas revela um habitáculo à imagem da carroçaria. O habitáculo é desportivo logo a partir da soleira das portas com as letras Peugeot em cor de fogo. Apresenta uma harmonia estimulante pela associação do vermelho, preto e cromado acetinado. Percorrido por pespontos GTi vermelhos, o interior afirma-se até no mais pequeno detalhe.
Decididamente desportivos, os bancos conjugam o couro Club Nappa e o tecido em Malha Caro, dinamizado por uma linha vermelha. O painel de bordo, revestido a TEP PU preto com pespontos vermelhos, recebe uma decoração em esbatido de vermelho a preto. As informações sobre as performances do veículo são apresentadas através de um painel de instrumentos elevado. Tecnológico, é equipado com uma matriz colorida, enquadrada por mostradores com contorno retro iluminado a vermelho por LED. Sobre o fundo em alumínio maquinado dos mostradores, desenhado com um motivo em xadrez preto brilhante, as agulhas brancas estão prontas a partir em direcção à zona vermelha.

Bem apoiado no banco, com o cinto de segurança preto debruado a vermelho devidamente colocado, a posição de condução é evidente. Os pés encontram naturalmente os pedais e o apoio de pé em alumínio, enquanto os calcanhares se apoiam no tapete topo de gama cujo contorno preto é pespontado a vermelho. Intuitivamente, as mãos apoiam-se no pequeno volante em couro preto, perfurado e pespontado a vermelho. Sem que seja necessário olhar, a mão direita encontra o punho da alavanca de velocidades em alumínio com uma inserção lateral a vermelho, ou o comando do travão de mão em couro pespontado.

Com a referência no volante em couro vermelho a apontar para a frente e os polegares bem apoiados, o logo GTi aguarda apenas…o arranque do motor!

O 208 GTi delicia o seu condutor com um prazer de condução incisivo graças ao chassis divertido, provocador de sensações. Molas, regulação dos amortecedores, barra estabilizadora, berço dianteiro e travessa traseira rigidificados… as ligações ao solo são específicas.

Ágil e reactivo, o 208 GTi balança-se de uma curva para outra com precisão. Comandado pela direcção com afinações revistas no sentido de proporcionar maior firmeza, o trem dianteiro devolve na perfeição as informações. Bem «amarrado», o trem traseiro coloca-se de forma ideal.
Equipadas com pneus 205/45, as jantes Carbone de 17’’ em forma de diamante, com pintura Storm e verniz mate, abrigam discos ventilados de 302 mm à frente e 249 mm atrás. Arrefecidos por tomadas de ar dinâmicas, estes discos asseguram uma travagem incisiva.

Performances de eleição

O motor a gasolina 1.6 THP 200 cv exprime-se através de uma linha de escape desenvolvida. Logo desde o arranque, o motor emite em qualquer regime uma música típica que delicia o ouvido! Associado a uma caixa mecânica de 6 velocidades curtas, o motor retira a quinta-essência deste chassis. Com um binário máximo de 275 Nm e uma potência máxima de 147 kW (200 cv), o 208 GTi apresenta recuperações e acelerações de primeiríssima ordem:

  • 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos
  • 1000 m de arranque em 27 segundos
  • recuperações de 80 para 120 km/h em 5ª velocidade em menos de 7 segundos

Estas performances beneficiam dos ganhos conseguidos ao nível da massa do veículo. Com apenas 1160 kg de peso, o 208 GTi consegue uma verdadeira proeza, emitindo apenas 145g de CO2/km.

Um desportivo divertido, performante e seguro, com uma sonoridade sedutora, desenvolvido a partir de uma excelente berlina… o 208 GTi encanta diariamente o seu condutor, com o ESP (passível de ser totalmente desligado) a velar pela sua segurança.

208 XY, urbano, chique e exclusivo

Segunda-feira, 7h da manhã, na cidade reina já a efervescência. Quinta-feira, 18h, as ruas enchem-se à saída dos escritórios. Sábado, 21h, a cidade vibra com as festas organizadas em vários locais. Constantemente em movimento, a cidade moderna bate ao ritmo das pulsações das suas actividades. Qualquer que seja a situação, o 208 XY desloca-se, dinâmico e pleno de estilo.

Sexy, o 208 XY atrai instantaneamente. Revestida com a sua nova cor Purple Night (uma das seis tonalidades disponíveis) do pára-choques dianteiro à saia específica do pára-choques traseiro, a carroçaria é pontuada por detalhes cromados, subtis toques Purple sobre os logos Peugeot ou sobre os cubos das rodas. As caixas dos retrovisores, os frisos dos faróis de nevoeiro, os contornos dos vidros e o friso da saia traseira são em cromado brilhante. No friso dos vidros de custódia e no pilar central, apontamentos em preto brilhante completam este conjunto.

À frente, a grelha sintetiza esta preocupação com o aspecto, associando o preto brilhante da trave com o cromado brilhante do friso e da grelha.
Finamente trabalhadas, as jantes multibraço Mercure de 17’’ com dois aspectos (diamante / Anthra) recebem no centro um centro de roda em alumínio com debruado Purple.
Na porta traseira surge a assinatura XY com um logo de grafismo cinzelado e dinâmico.
Personalizável através de stickers no tejadilho, o 208 XY oferece uma identidade ímpar. Exclusiva.

Luminoso, o habitáculo encontra-se em perfeita ressonância com o exterior. Os materiais e os aspectos são ligados pelos pespontos Purple. Um cromado Bélem reveste os ventiladores e as decorações laterais do ecrã. Sublinhado por estes apontamentos, o painel de bordo em TEP PU Prestige bronze metalizado reúne o interface táctil e o painel de instrumentos através de uma decoração em esbatido bronze-preto.

Os bancos são revestidos com tecido Mithy, TEP PU Prestige e Alcantara. Aos pés do condutor, o conjunto de pedais e o apoio de pé em alumínio são acompanhados por tapetes de qualidade superior, bordados com um cordão de cor bronze e pespontos Purple.

Este ambiente sofisticado e luxuoso é personalizável através da escolha de revestimentos específicos. Depois da opção entre o couro Club Nappa, preto ou bronze, e o couro Club Nappa preto associado a uma confecção em Alcantara almofadada com um tratamento exclusivo e dinâmico, o 208 XY pode ainda ser individualizado de forma mais intensa.

O habitáculo não é apenas luxuoso; ergonómico, coloca-se ao serviço do condutor. Com as mãos naturalmente poisadas sobre o pequeno volante em couro perfurado de cor bronze, o condutor comanda com a ponta dos dedos o grande ecrã táctil de 7’’ com ampla conectividade (tomada do tipo jack, USB, Bluetooth).
Graças aos seis altifalantes, a sua música preferida é difundida a partir do seu aparelho nómada, em streaming e com alta qualidade, desde a saída de casa até ao local de trabalho.

Sistema de navegação e Park Assist: ajudas preciosas

Chegado ao local de destino sem preocupações de orientação graças ao sistema de navegação, basta agora pôr em acção o Park Assist.
Raro neste segmento, este equipamento tecnológico aproveita de forma magnífica as dimensões compactas do 208 XY para facilitar consideravelmente a condução urbana. As manobras de estacionamento passam a ser automatizadas, tornando-se um prazer. Após a activação do Park Assist, o condutor selecciona no ecrã táctil a manobra a efectuar, num espaço de estacionamento à esquerda ou à direita da faixa de rodagem.
Com recurso a sensores ultra-sons, aos sensores de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e, ainda, a dois sensores laterais à frente, o Park Assist mede o tamanho dos lugares disponíveis até localizar um espaço adequado, estacionando-se então o 208 XY de forma inata e automática, por acção da assistência eléctrica da direcção. Liberto desta tarefa, o condutor tem apenas que controlar a progressão do veículo e o espaço circundante… Mágico!
Para voltar a partir à conquista da cidade, nada mais fácil: basta recorrer de novo à inteligência do Park Assist.

A iluminação dinâmica em curva, o alarme, os bancos aquecidos, etc., completam uma dotação de equipamento deveras rica: tecto panorâmico em vidro com iluminação posterior de ambiente, climatização automática bi-zona, cruise control, apoio central de braço nos lugares da frente integrando um espaço para arrumação de objectos… 

O 208 XY encontra-se disponível na seguinte gama de motorizações:

  • 1.6 e-HDi 92 FAP, caixa manual de 5 velocidades, 98g de CO2/km
  • 1.6 e-HDi 92 FAP, caixa pilotada de 6 velocidades, 98g de CO2/km
  • 1.6 e-HDi 115 FAP, caixa manual de 6 velocidades, 99g de CO2/km
  • 1.6 VTi 120, caixa manual de 5 velocidades, 134g de CO2/km
  • 1.6 THP 155, caixa manual de 6 velocidades, 135g de CO2/km

NO COMMENTS

Leave a Reply

*