Salão de Paris 2012: Opel Adam

Salão de Paris 2012: Opel Adam

Opel expôs no seu stand em Paris uma ampla série de modelos diferentes do novo citadino «premium» Adam, que prima pelas reduzidas dimensões, estilo apurado e imenso potencial de personalização. Todos eles a apresentarem uma enorme lista de equipamentos e opções personalizadas, como por exemplo, os revestimentos para o teto do habitáculo, a iluminação de fundo decorativa do painel de instrumentos e as jantes em formas e cores pouco usuais.

Com cerca de 3,7 metros de comprimento e 1,7 metros de largura, este modelo de três portas é perfeito para o meio urbano, e oferece espaço para quatro pessoas, que nele desfrutam de um ambiente de nível superior e de um habitáculo amplo, invulgar até num automóvel do segmento A.

O novo Opel Adam oferece também tecnologias de segmentos superiores, como é o caso do novo sistema de informação e entretenimento IntelliLink, que permite integrar aparelhos smartphone (Android e Apple iOS) e, deste modo, selecionar aplicações baseadas na internet. A nova geração de assistência ao parqueamento, que estaciona automaticamente o veículo, e o sistema de direcção assistida com modo urbano comandado por tecla, são outros dos equipamentos em destaque.

O Adam estará disponível numa fase inícial com três motores a gasolina, todos associados a uma caixa manual de cinco velocidades, sistema start/stop e tecnologia ecoFLEX – 1.2 litros com 70 cavalos, e 1.4 litros nas variantes de 87 ou 100 cavalos. O consumo de combustível fica-se por 5,0 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se em 118 g/km. Mais tarde, o Opel Adam será reforçado com um novo motor a gasolina de baixa cilindrada, sobrealimentado, que estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades de nova geração.

Ao contrário dos seus concorrentes directos, o Adam inovou, assumindo um visual moderno e arrojado, exemplo disso é o tejadilho visualmente separado da carroçaria, que assegura boa parte do design, permitindo a combinação de dois tons exteriores através de três níveis de personalização: o “Adam Jam” é o mais colorido e divertido, e atraente para o cliente atento às tendências da moda; o “Adam Glam” orienta-se para a elegância e sofisticação, dirigindo-se a pessoas de gostos refinados; e o “Adam Slam” assume uma pose mais desportiva.

No nível de personalização seguinte, os proprietários podem escolher uma de três linhas de opções para cada um dos três mundos anteriores, podendo evoluí-los e adaptá-los aos gostos individuais, com o perfil preto e branco "Two Tone", o exuberante perfil "Twisted" ou o ousado perfil "Extreme". Para a carroçaria o ADAM já oferece um espetro de 12 cores com designações evocativas de referências culturais imediatamente reconhecidas pelos amantes da Música e da Sétima Arte: “I’ll be Black”, “Papa don’t Peach”, “Purple Fiction”, “James Blonde”, “Saturday White Fever” e “Buzz Lightgreen”. A cada cor da carroçaria corresponde uma chave personalizada do automóvel.

O tejadilho do Adam pode ostentar a mesma cor da carroçaria, no entanto, para obter um efeito mais contrastante, é possível combinar três cores de tejadilho com qualquer cor da carroçaria: o brilhante “I’ll be Black”, o “White My Fire” e o “Men in Brown”. A personalização pode subir de nível recorrendo a três configurações exteriores diferentes – “Adam Jam Splat”, “ADAM GLAM Fly” e “Adam Slam Stripes” – aplicadas nos espelhos e noutras secções como, por exemplo, nos painéis laterais e na traseira.

Ainda ao nível da personalização exterior, este modelo oferece 31 jantes de diferentes desenhos e cores, com diâmetros que variam entre 15 e 18 polegadas. Mesmo depois de adquirir o Adam, o cliente pode voltar a personalizar ainda mais o seu automóvel, tendo ao dispor outras jantes de 18 polegadas e conjuntos de elementos coloridos que são facilmente aplicados nos raios das jantes. As cores podem ser articuladas de acordo com o gosto pessoal.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*