Toyota revela ProAce

Toyota revela ProAce

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Fruto da recente parceria com o Grupo PSA,  a Toyota prepara-se para lançar no primeiro trimestre do próximo ano, o novo comercial ligeiro no segmento dos furgões de nome ProAce.

Este modelo tem por base os modelos Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo, e destina-se a substituir a popular Hiace. Tal como estes comerciais ligeiros, o novo ProAce, destina-se apenas ao mercado europeu, e conta com duas opções de comprimento da carroçaria (4 805 mm e 5 135 mm), duas alturas (1 942 mm e 2 276 mm), duas diferentes distâncias entre eixos (3 000 mm e 3 122 mm) e três motorizações diesel, um de 1.6 litros com 90 cv e 180 Nm (com caixa manual de cinco velocidades), além de dois blocos 2.0 litros de 128 e 163 cv (com caixa manual de seis relações), com 324 e 340 Nm, respectivamente.
Todos os motores estão equipados com o sistema «volt control», que permite gerir a carga da bateria através do alternador de forma a reduzir a carga do motor sempre que possível, minimizando o consumo de combustível. Segundo o fabricante nipónico, com um depósito de 80 litros de combustível, o ProAce equipado com o motor 2.0 litros tem uma autonomia estimada de 1.250 km.

Esteticamente, distingue-se dos seus «irmãos» da Peugeot, Citroen e Fiat, por diversos detalhes específicos da Toyota, nomeadamente na grelha dianteira, jantes, interior e portas traseiras, e o facto de estar disponível com comprimentos distintos bem como diferentes alturas, tornam o ProAce um veículo muito versátil, com volumes de carga entre os 5 e os 7 metros cúbicos, e a capacidade de carga a poder chegar aos 1.200 kg.

A plataforma pode ser acedida pelas duas portas laterais deslizantes e duas amplas portas traseiras com abertura de 270 graus. Em complemento, para versões especificas de passageiros, pode ser instalada uma antepara sólida com ou sem vidro.

Entre o equipamento de série, destaque para o sistema de travagem ABS com repartidor eletrónico de travagem, controlo de estabilidade (VSC) e com luzes diurnas (DRL), entre outros elementos, como luzes de nevoeiro, airbag do passageiro, coluna de direcção ajustável, vidros eléctricos, fecho central de portas com telecomando e porta deslizante lateral. O sistema VSC+, que visa proporcionar uma maior aderência em superfícies escorregadias, será disponibilizado como opcional.

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