Citroen DS

Citroen DS

1 3754

Citroen DS 1955

A marca dos galões encontra-se no seu auge e a Citroen supera qualquer regra de construção automóvel, apresentando no salão de automóvel de Paris em 1955 o Citroen DS. Para esta época, nunca um automóvel esteve tão avançado e o Citroen DS é um carro que preenche todos os requisitos imaginários de outros semelhantes.

Desenhado por Flaminio Bertoni e pelo engenheiro aeronáutico André Lefébvre, este automóvel foi revolucionário quando apareceu e, hoje em dia, continua a sê-lo pelo seu maravilhoso design e inovações tecnológicas, nomeadamente a suspensão hidropneumática autonivelante que continua a ser comparada com as suspensões dos carros mais modernos.

Apenas nos primeiros minutos da apresentação do Citroen DS no Salão de Automóvel de Paris foram vendidos mais de 749 exemplares e, no final do evento, esta marca já gozava de uma encomenda de 120.000 exemplares.

Citroen-DS

Em 1968, o Citroen DS ganhou a alcunha de Boca de Sapo, após ter adquirido uma espécie de “restyling”. Aliás, muitas pessoas apenas o conhecem por este nome. O seu percurso glorioso durou 20 anos, tendo os últimos exemplares deste mítico saído da fábrica de Paris em Abril de 1975 (contabilizando-se no total 1.339.755 unidades).

Valor

Conduzir o mítico DS assemelha-se a viajar num tapete voador, no qual os perigos da estrada e os seus possíveis defeitos passam-nos completamente ao lado. Este automóvel é reconhecido pelo seu corpo aerodinâmico e pelo seu design futurista.

Citroen boca de sapo

As outras caraterísticas únicas que o Boca de Sapo inclui são os freios a disco e semiautomático de transmissão, uma suspensão rebaixada, um volante e faróis “spoked” com cantos redondos e uma direção hidráulica. Por sua vez, a marca também quis esmerar-se no interior do automóvel e apresentou uns suntuosos assentos tipo poltrona e que oferecem a mesma (ou melhor) sensação de relaxamento do que a sua sala.

O Citroen DS tem uma excelente visibilidade e uma construção rígida, podendo inclusivamente ser conduzido com segurança apenas com três rodas. O seu enorme poder de travagem também indica que este automóvel ainda é considerado um dos carros mais seguros na estrada.

Citroen DS21 - Rally de Monte Carlo

Reedição deste mítico automóvel

Se recuarmos um pouco atrás no tempo, lembramo-nos do DS21 no Rally de Monte Carlo em 1966 que estava em 5º lugar da classificação e ganhou o Rally de uma hora para a outra.

Quem ainda tenha este mítico automóvel poderá ter a media quantia de 10.000€ na sua garagem e continuar a desfrutar de belos passeios com toda a segurança.

[nggallery id=387]

SIMILAR ARTICLES

1 COMMENT

  1. […] Os seus designers foram concretamente Flaminio Bertoni e André Lefèbvre, que causaram um grande impacto na vida deles após o sucesso desta "máquina antiga", mais conhecida como Citroën Traction Avant. Outra curiosidade que deve já ser conhecida pelos apaixonados pelo mundo das 4 rodas, é que o antecessor deste modelos foi o Citroën Rosalie e o sucessor foi o Citroën DS, cujo este já fizemos um artigo sobre ele aqui. […]

Leave a Reply

*