Regresso da Peugeot a Pikes Peak

Regresso da Peugeot a Pikes Peak

0 349

Peugeot 208 T16 Pikes Peak

Sempre na busca de novos desafios, o nove vezes campeão do mundo de ralis Sébastien Loeb e a Peugeot Sport, decidiram atacar a Pikes Peak International Hill Climb, que se realizará no próximo dia 30 de Junho. O campeão francês encetará um assalto à rampa disputada a maior altitude em todo o mundo – 4.301 m na linha de chegada – ao volante do 208 T16 Pikes Peak, especialmente concebido e construído para esta prova pela Peugeot Sport. O evento assinala o regresso da equipa francesa a esta clássica prova americana, após as memoráveis vitórias de 1988 e 1989.

O anúncio deste ambicioso projecto, há três semanas atrás, provocou um forte impacto no meio do desporto automóvel. Agora, é chegada a hora de passar à fase seguinte desta grande aventura: a revelação da máquina com a qual Sébastien Loeb tentará chegar à vitória, no Colorado. Apesar do estilo exterior ser inspirado no modelo de série, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak foi exclusivamente concebido para esta famosa prova americana, que representa do ponto de vista técnico um desafio muito específico.

Não houve quaisquer restrições na construção do 208 T16 Pikes Peak, que competirá na categoria principal, designada ‘Unlimited’, uma categoria que oferece grande liberdade em termos técnicos. Os engenheiros tiveram em conta todos os parâmetros desta competição lendária, a mais antiga dos Estados Unidos da América depois das 500 milhas de Indianápolis, na qual o percurso sinuoso e a altitude extrema representam um cocktail único.

peugeot-208-T16_Pikes-Peak_2

Dito isto, a Peugeot conta com uma considerável experiência obtida nesta competição apelidada de “Corrida até às Nuvens” com o 405 T16, que alcançou duas vitórias consecutivas em 1988 e 1989, pelas mãos de Ari Vatanen e Robby Unser respectivamente. Sébastien Loeb é um dos inúmeros fãs que se deixou seduzir pelo filme ‘Climb Dance’, produzido para comemorar o enorme feito de Ari Vatanen.

Agora que se afastou do Campeonato do Mundo de Ralis, que dominou durante quase uma década, Sébastien Loeb pretende assumir novos desafios. Em paralelo com o seu recente envolvimento no GT World Series, não hesitou em agarrar a oportunidade de disputar a carismática Pikes Peak Hill Climb e descobrir as suas 156 curvas, que enfrentará sem a ajuda de um co-piloto. O francês terá igualmente de enfrentar um exigente desnível de 1.400 m em menos de 20 km, com a linha de chegada situada a uma altitude de 4.301 metros. O campeão francês tem nesta prova um desafio claramente ao nível do seu reconhecido talento.

peugeot-208-T16_Pikes-Peak_3

NO COMMENTS

Leave a Reply

*