Renault Clio Sport Tourer

Renault Clio Sport Tourer

0 7268

Renault Clio Sport Tourer

O novo Renault Clio Sport Tourer chega ao mercado nacional por menos de 15.000€, e não se pense que se trata de um “simples” Clio com um significativo acrescento de mala… É verdade que os “gostos discutem-se”, mas dificilmente alguém pode colocar em causa a beleza das linhas do novo Renault Sport Tourer.

A dianteira, que tantos elogios tem suscitado, é comum à berlina. O perfil “shooting break” remete-nos para o universo dos segmentos superiores, enquanto a traseira com os faróis específicos está em harmonia com o conjunto.

Mas as virtudes do Renault Clio Sport Tourer não se esgotam nas linhas, uma vez que herda todas as características que têm feito o sucesso da berlina: conforto, segurança, excelentes qualidades dinâmicas, motores modernos e económicos (TCe 90 e 1.5 dCi 90), bem como uma oferta tecnológica ímpar no segmento, com destaque para a estreia do sistema Renault R-Link.

Estética personalizada

Com a mesma largura e a mesma distância entre eixos que a versão berlina, o novo Renault Clio Sport Tourer diferencia-se pelos 262 milímetros de comprimento a mais da carroçaria, que também pela presença das barras no tejadilho, lhe conferem uma assinalável harmonia de proporções e uma imagem de segmento superior.

Ainda no que toca ao exterior, sublinhe-se que o novo Clio Sport Tourer será comercializado com oito cores diferentes – nomeadamente o já emblemático Vermelho Flamme – e com três universos diferentes de personalizações: Elegant, Sport e Trendy. Cada uma com diferentes declinações nas capas dos retrovisores, na saia do pára-choques traseiro, nas protecções inferiores das portas e também nas jantes.

Interior espaçoso, moderno, tecnológico e… personalizável!

Uma vez no habitáculo, é a sensação de espaço que sobressai. Afinal, o volume da bagageira é 40% superior ao da versão de cinco portas. Com cinco passageiros, o volume é de 443 litros, mas com os bancos traseiros rebatidos a capacidade sobe até uns incríveis 1.380 litros de capacidade, sendo este o factor diferenciador do novo Clio Sport Tourer em relação à berlina. É que no resto herda todas as características e pormenores que lhe conferem o estatuto de referência do segmento.

renault-clio-sport-tourer_3

A começar pelas múltiplas possibilidades de personalização… Do painel de bordo, aos painéis das portas, ao volante, às pegas, à alavanca da caixa de velocidades, às molduras dos arejadores, aos tecidos dos bancos, tudo pode ser personalizado, de acordo com o gosto e personalidade do cliente.

Uma novidade do novo Renault Clio Sport Tourer é o facto de estrear o novo sistema Renault R-Link. O Tablet multimédia integrado e conectado que está disponível como opcional pelo preço de 590€ (com 6 meses de acesso gratuito à internet). Um equipamento único no segmento que, para além da navegação, permite ver fotos e vídeos, ouvir música, consultar o email, navegar nas redes sociais, fazer estudos comparativos dos consumos, dotar o modelo de um ruído de motor específico e muitas outras funções. Tudo isto através de um ecrã táctil de 7 polegadas, com uma ergonomia simples e intuitiva e que até responde aos comandos por voz.

Mas mesmo que o cliente não escolha este opcional, é importante referir que o novo Renault Clio Sport Tourer não fica refém de equipamentos tecnológicos e o MEDIA NAV é sintomático disso mesmo. Um sistema que assenta num ecrã táctil de 7 polegadas e que inclui o rádio e a tecnologia Bluetooth, bem como entradas USB ou Jack para ligar aparelhos portáteis. O MEDIA NAV integra, também, a navegação Nav N Go com afixação em 2D ou em 3D (Birdview). Sublinhe-se que o rádio é o Renault Bass Reflex, um novo sistema sonoro – disponível em todas as versões – que tem a particularidade de restituir as baixas frequências, na perfeição, sem distorção do som.

Ainda no que toca a equipamento, destaque para duas funcionalidades determinantes para a redução dos consumos e das emissões de CO2: o modo ECO que, uma vez activado, permite reduzir os consumos até 10% e os indicadores do estilo de condução (verde, amarelo, laranja), associados ao R-Link, com o objectivo de ajudar os condutores a adaptar a condução e a optimizar os consumos.
Refira-se que o novo Clio Sport Tourer vai ser comercializado ainda este mês (Abril), com três níveis de equipamento Confort, Dynamique S e Luxe e qualquer um deles com o sistema Stop & Start, o auxílio ao arranque em subida, o ESP, o regulador de velocidade e o cartão mãos-livres como equipamento de… série!

renault-clio-sport-tourer_2

Motores económicos e também… tecnológicos!

O novo Renault Clio Sport Tourer é equipado com os novos motores TCe 90 e 1.5 dCi 90, blocos que aliam os reduzidos consumos ao prazer de condução.

O novo motor Energy 1.5 dCi 90 incorpora o conjunto de novas tecnologias da família Energy (sistema Stop & Start, EGR de baixa pressão e gestão térmica) que contribuem para os recordes de consumo de 3,2 l/100 km (em ciclo misto) e emissões de CO2 de apenas 83g/km. Ou seja, valores recorde no segmento, num bloco com 90 cavalos e com um binário de 220 Nm disponível a partir das 1.750 rpm.

Quanto ao Energy TCe 90, trata-se de um revolucionário motor a gasolina de três cilindros turbo, de 899 cc de cilindrada, que possui as mesmas performances de um bloco atmosférico de 1.4 litros. Com um turbo de baixa inércia, debita 90 cavalos e 135 Nm de binário às 2.000 rpm. Números que impressionam, até pelo facto de 90% do binário estar disponível entre as 1.650 e as 5.000 rpm. Ou seja, a par de um elevado prazer de condução, o Clio Energy TCe 90, reivindica também consumos recorde de 4,5 l/100km (ciclo misto) e emissões de CO2 de apenas 104g/km.

Um comportamento dinâmico ímpar

Com um eixo dianteiro do tipo pseudo-MacPherson, apoiado num berço rígido, e um eixo traseiro flexível com um perfil deformável que integra uma barra estabilizadora, o novo Renault Clio Sport Tourer revela um comportamento dinâmico irrepreensível, independentemente do ritmo que for adoptado. O comportamento em curva, a direcção precisa e confortável, a excelente insonorização, o conforto proporcionado pela chassis no mau piso, bem como a precisa e bem escalonada caixa de cinco velocidades contribuem para um elevado prazer de condução.

A qualidade e a segurança nos genes

O novo Renault Clio Sport Tourer possui todos os standards da Renault: um automóvel com um preço acessível e com um nível de qualidade de referência, sem nada a invejar em relação a automóveis de segmentos superiores ou mais onerosos.

Sublinhe-se que, em termos de segurança, o novo Renault Clio conquistou as 5 estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP.

Quanto a preços, o novo Renault Clio Sport Tourer começa a ser comercializado ainda este mês de Abril, a partir dos 14.800 € (Energy TCe 90 Confort), enquanto a versão diesel de entrada de gama (1.5 dCi 90 Confort) poderá ser adquirida por 18.300 €.

[nggallery id=392]

NO COMMENTS

Leave a Reply

*