Ford Modelo T de 1915 Recebe Assistência em Viagem Gratuita

Ford Modelo T de 1915 Recebe Assistência em Viagem Gratuita

0 686

ford-model-t

Um Ford Modelo T tornou-se o veículo mais antigo registado no serviço de Assistência em Viagem da Ford. O Ford Model T Speedster de 1915 qualificou-se para o Serviço de Assistência com Renovação Automática (SARA) da Ford após o seu proprietário, o coleccionador Joaquim Costa, ter levado o seu precioso bem a um Reparador Oficial Ford para uma operação de manutenção.

O SARA está disponível para veículos Ford de qualquer idade ou quilometragem e Joaquim Costa já marcou as revisões para mais seis Ford clássicos, o que fará accionar a assistência em viagem gratuita.

"A expressão nos rostos dos funcionários quando me viram chegar ao concessionário para a revisão foi digna de registo e mal podiam esperar para deitar mãos ao trabalho neste belo carro", disse Costa, de 72 anos, o qual trabalhou durante 41 anos num concessionário Ford, antes de se aposentar para se dedicar à sua paixão pelos clássicos Ford. "Eu ficaria surpreso se ele avariasse – os Model T foram construídos para durar. Mas é reconfortante saber que a ajuda especializada está à disposição caso precise dela."

Costa levou o seu Model T a um concessionário Ford da zona de Lisboa. A sua casa nos arredores de Torres Vedras tornou-se um santuário de todas as coisas Ford e, para além do Model T, é também o lar de um Anglia E093A de 1950, um Cortina Mk1 1500GT de 1965, um Mustang 289 de 1967, um Escort Mk1 1300GT HC de 1974 e um modelo B Cabriolet de 1932, entre outros.

Joaquim Costa trabalhou durante 41 anos num concessionário Ford em Lisboa e nessa altura preparou para entrega ao cliente o Mustang que está agora em sua colecção, tendo efectuado a sua manutenção para o anterior proprietário até ao dia em que finalmente lho comprou, em 1992.

ford-model-t_2

O Model T foi construído na fábrica da Ford em Walkerville e, como se tratava de uma versão Speedster, teve de sair da linha de produção em chassis antes de ser concluído, com uma carroçaria mais desportiva, por carroçadores externos. Pouco se sabe sobre a história do carro até que Joaquim Costa o comprou em Outubro de 2004, numa exposição de carros clássicos no Porto e empreendeu uma restauração completa do motor.

Em produção desde 1908 a1927, período em que mais de 15 milhões foram vendidos, o Model T era um veículo de baixo custo, confiável, que poderia ser facilmente mantido e podia percorrer as difíceis estradas da época sem qualquer dificuldade.

"Eu herdei a paixão por carros do meu pai, que simplesmente não podia adquirir todos os que gostaria", disse Costa. "O meu entusiasmo pelos Ford teve realmente um grande impulso no tempo em que trabalhei no concessionário, mas agora não há como pará-lo."

NO COMMENTS

Leave a Reply

*