Ford desenvolve novo sistema de estacionamento automático

Ford desenvolve novo sistema de estacionamento automático

0 281

ford-estacionamento-automatico

A Ford está a desenvolver uma nova tecnologia de estacionamento automático que permitirá aos clientes estacionarem o seu automóvel apenas com a pressão de um botão, a partir do interior ou exterior do veículo.

Denominada Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento, esta tecnologia encontra-se em fase de protótipo e controla a direcção, selecção de mudança e o avanço e recuo do veículo, facilitando o estacionamento por pressão no respectivo botão. A Ford está a demonstrar esta tecnologia aos jornalistas pela primeira vez esta semana na sua pista de testes de Lommel (Bélgica).

“O estacionamento nas cidades de hoje pode ser algo stressante e difícil,” refere Barb Samardzich, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. “Queremos tornar essa tarefa o mais fácil, eficiente e precisa possível, e isso significa explorar novos conceitos e visões.”

Os especialistas do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford estão a realizar avanços com base nas actuais tecnologias da Ford, como a Assistência Activa ao Estacionamento e as transmissões PowerShift da Ford, de modo a poderem propor a próxima geração de tecnologias de estacionamento, a Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento.

A transmissão Ford PowerShift é capaz de controlar, de modo electrónico, as passagens de caixa, para a frente e marcha-atrás, sem intervenção directa do condutor, enquanto a Assistência Activa ao Estacionamento pode fazer a pesquisa de um lugar com dimensão suficiente e direccionar o automóvel para esse espaço.

A Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento detectaria um espaço de estacionamento em paralelo recorrendo a sensores ultra-sónicos. Ao condutor caberia activar o sistema através da colocação da caixa em ponto neutro e pressionando um botão, seja no interior do veículo ou no seu exterior, através do comando remoto. O sistema passaria, assim, a controlar a direcção, os avanços e recuos do veículo, a travagem e o direccionamento na manobra do mesmo para o espaço de estacionamento a ocupar.

Uma vez que os sistemas de estacionamento da Ford permitem manobrar os veículos em espaços apenas 20 por cento mais longos do que o comprimento total do veículo, a Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento poderá libertar espaços que são perdidos devido a estacionamentos ineficientes, se for utilizada por um elevado número de veículos.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*