Lançamento do Renault Twingo foi há 20 anos!

Lançamento do Renault Twingo foi há 20 anos!

0 1324

renault-twingo

O Twingo festejou os seus 20 anos de vida com mais de 2 milhões de unidades vendidas. O automóvel «como não existia outro» surpreendeu aquando do seu lançamento pelo seu audacioso design e pelo conceito completamente inovador.

Em 1989 a Renault decidiu conceber um pequeno automóvel, prático, económico e confortável e que não fosse um concorrente do Clio, que estava prestes a ser comercializado. A estratégia passava por criar um automóvel extremamente compacto, com um design inovador, atraente e que tivesse um preço acessível. E, para atingir este objectivo, havia apenas uma solução: simplificar e eliminar o supérfluo.

Foi precisamente isso que a Renault fez, ao lançar o Twingo com  uma oferta única, uma versão, um único motor (1.2 litros com 55 CV), um nível de equipamento e quatro cores (azul marinho, vermelho coral, verde coentro e amarelo indiano) e apenas duas opções: ar condicionado e teto de abrir em lona. Simples e em contraciclo com a cada vez maior diversidade de oferta dos outros construtores.

Pequeno por fora, grande e modulável por dentro

A estrutura de monovolume do Twingo permitia optimizar ao máximo o volume do habitáculo, que na altura era líder no seu segmento, largura e no espaço para os joelhos graças, também, ao seu inovador banco traseiro deslizante. Os bancos do Twingo podiam ser completamente rebatidos e formar uma «cama» com dois lugares. Esta era outra prestação única no panorama automóvel da altura.

renault-twingo_4

«Twingo, é outra atitude»

Este foi o slogan da campanha publicitária de lançamento. O nome Twingo – fusão de «Twist», «Swing» e «Tango» – ilustra, também ele, o design atípico e simpático de um
modelo para o qual o optimismo e a alegria de viver eram valores fundamentais. O Twingo era a antítese do automóvel estatutário: a compra de um Twingo era um acto de prazer pessoal e nunca uma forma de despertar o olhar de terceiros.

Uma personalidade única e cativante

O Twingo não era uma miniatura do Renault Espace. Ao contrário, era um automóvel com uma personalidade forte, com um design exclusivo único e uma face dianteira verdadeiramente única. O painel de bordo era extremamente simples, com o seu afixador central e um toque de humor com o comando dos piscas de emergência em forma de nariz de palhaço.

renault-twingo_3

As datas mais importantes

Março de 1993: lançamento comercial do Twingo.
1994: um cidadão Francês percorreu, na Austrália, 240.000 km com um Twingo demonstrando assim a fiabilidade deste modelo numa utilização muito para além da sua vocação urbana. No final deste périplo o automóvel foi decorado por um pintor aborígene.
1994: lançamento do Twingo Easy de caixa manual sem embraiagem.
1996: lançamento da série limitada « Benetton » e do Twingo’Matic equipado com uma caixa automática de 3 relações. O motor passa a dispor de 60 cv.
1998: restyling do modelo com evolução do chassis, dos bancos, do painel de bordo e das ópticas e pára-choques dianteiro. Lançamento da série limitada Elite.
1999: lançamento da versão topo de gama «Initiale».
2000: lançamento do motor de 16 válvulas de 75 cv e da caixa sequencial Quickshift.
28 de Junho de 2007: produção da última unidade do Twingo 1 na Europa, do qual se venderam 2.075.300 exemplares durante 14 anos. Uma longevidade excepcional para os padrões da indústria automóvel.
2012: O Twingo 1 continuou a ser produzido na Colômbia até 2012. Entre 1995 e 2012 foram vendidos mais de 100.000 unidades no mercado Colombiano.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*