Novo Dacia Duster: A nova vida de um ícone!

Novo Dacia Duster: A nova vida de um ícone!

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A fiabilidade e a robustez, a economia, o sentido prático e um preço verdadeiramente incrível para o que oferece, conferiram ao Dacia Duster uma imagem e um estatuto que poucos conseguiram antever aquando do lançamento da primeira geração. A chegada da nova geração do Duster deverá reforçar ainda mais a popularidade e o sucesso deste modelo, devido a uma imagem exterior ainda mais apelativa, um habitáculo que foi alvo de uma enorme evolução na qualidade dos materiais e nos equipamentos úteis, e também devido aos motores ainda mais económicos e ecológicos.

Duster: o expoente dos valores da marca Dacia
Em pouco mais de três anos, o Dacia Duster construiu uma imagem que talvez nem os mais optimistas se atreveriam a prognosticar. O sucesso comercial pelos quatro cantos do globo foi enorme, ao ponto de ser um dos modelos mais vendidos do Grupo Renault. Hoje, o Duster é o símbolo da democratização do espírito de aventura. Uma proposta prática e económica, independentemente do ambiente ser urbano ou de natureza.

E, ao longo desta carreira de enorme sucesso, o Duster tornou-se no expoente máximo dos valores da marca Dacia:
– Fiável: estudos independentes, mesmo alguns recentemente publicados, colocam a marca Dacia como uma das mais fiáveis no mercado Europeu. Os 3 anos de garantia são a prova dessa fiabilidade.
– Útil: Com uma excelente habitabilidade e com todos os equipamentos indispensáveis para múltiplas utilizações
– Generoso: que oferece bastante pelo preço mais acessível do mercado
– Inteligente: porque se adapta a uma nova forma de “consumir” o automóvel. Uma oferta imbatível em termos de preço, mas que até oferece bem mais do que o indispensável.

Um verdadeiro todo-terreno
Uma das características mais marcantes do Duster é que revela aptidões de um verdadeiro todo-o-terreno, no sentido estrito da expressão. A distância ao solo de 21 cm (29,3° para o ângulo de aproximação, 23° para o ângulo ventral e 34,9° para o ângulo de saída) permite a transposição de obstáculos que não seriam, de todo, expectáveis para um automóvel desta natureza. É que para além do modo “4×2”, ideal para os percursos em asfalto até pelas vantagens ao nível dos consumos, o Duster pode ser activado com o modo “Auto”, que reparte automaticamente o binário entre o eixo dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de aderência, podendo atingir um valor máximo de 50% sobre o eixo traseiro, mas também com o modo “Lock” para situações mais radicais, em que o sistema bloqueia electronicamente a transmissão para quatro rodas motrizes, transferindo 50% do binário, de forma permanente, para o eixo traseiro.

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Um verdadeiramente novo Dacia Duster
Mas volvidos pouco mais de três anos desde o lançamento da primeira geração, chega ao mercado um novo Dacia Duster.

A nova dianteira é o traço mais marcante do novo Duster… A nova grelha, que inclui uma nova entrada de ar, mas também os novos faróis de dupla óptica que integram as luzes diurnas, conferem uma imagem ainda mais robusta, moderna e dinâmica ao SUV da Dacia. Na traseira, o destaque vai para o novo desenho dos faróis e para a ponteira de escape cromada. Já as novas barras de tejadilho com assinatura “Duster”, as jantes especiais de 16 polegadas na cor “Dark Metal” (equipadas com pneus “Mud and Snow”) e o novo lettering “4WD” nas versões 4×4 reforçam a imagem de robustez e de aventura.

Já no interior, os progressos em relação à primeira geração são muito significativos. A qualidade dos materiais e dos acabamentos é indiscutivelmente superior e as melhorias no campo da insonorização confirmam-no. Mas as evoluções estendem-se a outros grandes detalhes: o painel de instrumentos foi completamente redesenhado, a consola central também é completamente nova e com um material muito mais agradável ao toque, os bancos são mais confortáveis e os comandos dos vidros passam a estar localizados nas portas. Por outro lado, o regulador/limitador de velocidade, os sensores de estacionamento traseiro, o termómetro de temperatura exterior, a função Eco mode (que permite uma redução nos consumos até 10%) e o indicador de mudança de velocidade (GSI – Gear Shift Indicator) também passam a fazer parte da lista de equipamentos.

Um novo Dacia Duster também mais tecnológico
Mas a evolução no habitáculo estende-se à tecnologia e, nesse sentido, o novo Dacia Duster passa a estar disponível com:

– O Dacia MEDIA NAV, um sistema multimédia e de navegação muito fácil e intuitivo. O ecrã táctil de 7 polegadas (18cm) apresenta uma página inicial que permite uma selecção intuitiva e fácil das 6 funcionalidades do sistema. O Dacia MEDIA NAV inclui a tecnologia Bluetooth e o sistema de navegação com visualização 2D e 3D (birdview). A porta USB e a ligação áudio por jack estão instaladas no painel central, para facilitar a ligação de dispositivos móveis pessoais. 
– O Dacia Plug&Radio, um sistema multimédia simples e eficaz que inclui o rádio com leitor de CD compatível com a leitura de formatos MP3, ligação Bluetooth, porta USB e a ligação áudio por jack.

Uma referência, igualmente, para o facto do novo Dacia Duster ter um habitáculo ainda mais espaçoso e com espaços de arrumação adicionais com 3,3 litros de capacidade, enquanto a capacidade da mala cresceu para 475 litros, sendo capaz de transportar objectos até 2,70mts de comprimento (com o banco traseiro rebatido).

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Motores modernos, económicos e tecnológicos
Um dos destaques do novo Dacia Duster é a estreia do motor TCe 125. O TCe 125 é um motor turbo de 4 cilindros de injecção directa, com uma potência de 125 cv. Um bloco que alia a potência aos baixos consumos, reivindicando valores de apenas 6,3l/100km em ciclo misto. O binário máximo de 205Nm está integralmente disponível entre as 2000 e as 3000 rpm, permitindo assim acelerações rápidas e excelentes recuperações. O TCe 125 permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 9,6 segundos. Este motor está acoplado a uma caixa manual de seis relações e está disponível na versão de duas rodas motrizes. As emissões de CO2 são de 145g/km; enquanto a corrente de distribuição não carece de manutenção ou substituição ao longo de toda a vida do motor.

Quanto a propostas diesel, o novo Dacia Duster está disponível com duas versões do motor 1.5 dCi: 90 cv e de 110 cv. Um bloco unanimemente reconhecido pela fiabilidade e performances e que é associado a uma caixa manual de seis velocidades. O 1.5 dCi de 90 cv está disponível nas versões 4X2 com um consumo, em ciclo combinado, de 4,7l/100km e emissões de CO2 de apenas 123g/km. Já o motor de 110 cv tem um consumo de 4,8L e emissões de CO2 de 127g/km, nas versões 4X2. Nas versões de tracção integral os consumos são de 5,1l/100km e as emissões de 135g/km.

Uma referência final para o motor 1.6 16v com 105 cv, agora apenas disponível na versão bi-fuel (gasolina e GPL) que proporciona uma redução dos custos de utilização e menores emissões de CO2. Em ciclo misto, o consumo deste motor é de 7,2l/100km a gasolina e de 9,0l/100km para o GPL e as emissões de CO2 são respectivamente de 165 e 145g/km. A versão bi-fuel estará disponível, no Novo Duster, nas versões de duas rodas motrizes e com uma caixa manual de cinco velocidades.

O novo Dacia Duster já está disponível na Rede de Concessionários
O novo Dacia Duster já está disponível na Rede de Concessionários, a partir dos 14.990 euros e com três diferentes níveis de equipamento.

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