Novo Ford Focus será apresentado em Genebra

Novo Ford Focus será apresentado em Genebra

novo-ford-focus

A Ford estreou no “Mobile World Congress” de Barcelona e vai a apresentar para a semana no Salão de Genebra, o novo Focus, modelo cujo carácter desportivo e apelo à condução se vêem enaltecidos por uma atractiva grelha horizontal, um interior do tipo “cockpit” e a disponibilidade de comandos da caixa de velocidades no volante.

Por fora, o novo Focus foi alvo de várias alterações estéticas, com especial destaque para o novo desenho do para-choques, capot, grelha dianteira (cromada nas versões mais equipadas) e ópticas dianteiras mais cinzeladas, que permitem uma secção frontal mais ousada, e que seguem a linguagem de design global “One Ford” que se estende aos novos Mondeo e Fiesta.

"O objectivo era adicionar mais emoção ao design do Focus," disse Martin Smith, Director Executivo de Design, da Ford Europa. "O novo Focus surge mais tonificado e mais atlético, com design exterior mais refinado. Antecipa claramente o próximo patamar da experiência de condução."

novo-ford-focus_5

No interior, a consola central foi redesenhada, e conta com um novo ecrã tátil de oito polegadas, novos comandos para o ar condicionado e um novo apoio de braços integrado e móvel. A nova guarnição em preto acetinado e os detalhes cromados contribuem para um visual mais limpo, mais moderno e com mais funções lógicas e intuitivas.

A nova consola ajustável permite ainda a arrumação de uma variedade de garrafas e copos, podendo receber, em simultâneo, uma garrafa de água de 1 litro e um copo de 40 centilitros. Os clientes do novo familiar compacto irão, também, desfrutar de um passeio mais silencioso, graças aos tapetes mais espessos, aos vidros lateral de maior espessura e aos melhorados isolamentos do compartimento do motor.

Os engenheiros da Ford dotaram ainda o Focus de uma direção elétrica atualizada, sistema de controlo de estabilidade reprogramado, e o novo sistema de infotainment Sync 2 (com controlo de voz). O SYNC 2 permite aos condutores escolher, de um modo mais simples, os destinos de navegação através de instruções directas ou pedir ao sistema que passe uma faixa de um determinado artista. O simples toque do botão de controlo vocal, com a expressão "estou com fome", fará aparecer uma lista de restaurantes locais, para os quais podem obter-se as respectivas direcções.

novo-ford-focus_3

A oferta mecânica também apresenta novidades, com a introdução do novo motor a gasolina 1.5 Ecoboost turbo com 150 e 180 cv e do diesel 1.5 TDCi com 95 e 120 cv. As restantes opções incluem o 1.0 Ecoboost com 100 e 125 cv, os diesel 1.6 TDCi com 95 e 115 cv, o 2.0 TDCi com 150 cv, e o elétrico com 145 cv. Dependendo da motorização o Focus está disponível com uma caixa manual de cinco ou seis velocidades, tendo à disposição opção automática de seis velocidades ou Powershift de seis velocidades.

O novo Focus estará, também disponível com patilhas no volante, permitindo ao condutor operar a caixa de velocidades mantendo as mãos no volante. Esta solução estará disponível como opção, com todas as transmissões automáticas e PowerShift, diesel e gasolina.

Em termos de equipamento, a Ford disponibilizará a nova tecnologia de estacionamento em ângulo perpendicular e em paralelo, sem utilização das mãos; e melhoramentos no sistema de travagem automática em cidade, que evita as colisões, efectuando uma pré-carga dos travões e, caso o condutor não responda em conformidade, reduz o binário do motor e aplica automaticamente os travões para reduzir o impacto das colisões, e que agora funciona até 50 km/h. O cruise control adaptativo, a tecnologia MyKey, e o melhorado sistema de iluminação dianteira adaptativo Bi-Xenon HID completam o conjunto.

novo-ford-focus_2

novo-ford-focus_4

novo-ford-focus_6

novo-ford-focus_7

NO COMMENTS

Leave a Reply

*