Renault apresenta motor Energy dCi 160 Twin Turbo

Renault apresenta motor Energy dCi 160 Twin Turbo

0 348

motor_renault-energy-dCi-160

Aplicando a sua vitoriosa experiência no exigente mundo da Fórmula 1, a Renault tem melhorado a eficiência energética dos seus motores, e o mais recente resultado da estratégia de downsizing é o motor Energy dCi 160 Twin Turbo, o primeiro 1.6 diesel de dupla sobrealimentação.

Com uma cilindrada de 1598 cm3, uma potência de 160 cv e um binário de 380Nm, este motor tem performances ao nível de um motor de 2 litros de cilindrada. Este é um resultado excepcional para um motor de 1.6 litros e que, para além disto, regista consumos e emissões de CO2 25% inferiores às dos motores de 2 litros.

Este desempenho deve-se à introdução da dupla sobrealimentação «Twin Turbo» que permite conciliar, num motor diesel, o elevado binário nos baixos regimes com uma elevada potência, com um claro benefício imediato para o prazer da condução.

O sistema é composto por dois turbocompressores dispostos em sequência – o primeiro turbo de muito baixa inércia permite obter um elevado binário nos baixos regimes com a consequente reactividade nas fases de arranque ou recuperações. 90% do binário máximo  está disponível a partir das 1.500 rpm o que permite uma condução viva com acelerações rápidas e fluídas. O segundo turbo entra em funcionamento num regime mais elevado permitindo obter uma elevada potência (100 cv/litro) com uma aceleração constante e linear.

Este novo bloco irá equipar os futuros automóveis da Renault nos segmentos D e E.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*