Renault apresenta novo Twingo

Renault apresenta novo Twingo

novo_renault-twingo

20 anos após ter revolucionado o segmento dos automóveis citadinos com um modelo que ficou para a história, a Renault reinventa o Twingo. Partindo de uma folha em branco, os engenheiros e designers da Renault foram buscar a inspiração à herança deixada pelo Twingo original e pelo Renault 5. O resultado é um novo modelo, ágil, inovador, muito divertido de conduzir, e cheio de personalidade.

Com o objetivo de desenvolver um veículo ainda mais espaçoso, ágil e amigo do ambiente, nasceu a ideia de uma arquitectura com motor traseiro apesar dos custos de desenvolvimento que tal solução implicaria. Posicionar o motor na parte traseira é uma vantagem significativa num pequeno automóvel visto libertar o trem dianteiro e permitir melhorar fortemente o raio de viragem. O novo Twingo tem, por isso mesmo, uma manobrabilidade surpreendente.

A arquitectura de motor traseiro liberta igualmente espaço a bordo. Com uma face dianteira de menores dimensões e as rodas posicionadas nos 4 cantos, o novo Twingo possui uma habitabilidade e uma distância entre eixos dignas do segmento superior.

novo_renault-twingo_2

No prolongamento dos concept cars Twin’Z e Twin’Run, apresentados em 2013, o novo Twingo tem uma forte personalidade, surgindo numa palete de quatro cores (azul claro, branco, amarelo e vermelho). Alguns elementos de design inspiraram-se directamente no Renault 5: as formas vincadas e a inclinação acentuada da porta traseira que lembra o famoso R5 Turbo, que também possuía o motor montado na traseira.

Na dianteira, a nova geração do Twingo apresenta os códigos da nova identidade da marca Renault com um logótipo bem visível sobre fundo preto. A sua expressividade sai reforçada com os grandes faróis de LED que combinam a tecnologia com um “piscar de olhos” às gerações anteriores. Estes elementos de design conferem ao novo Twingo um ar simpático e robusto com uma assinatura luminosa que enfatiza a forte personalidade deste pequeno citadino.

novo_renault-twingo_3

Entretanto, o novo citadino da Renault tem pela primeira vez na história do modelo uma carroçaria de cinco portas, com detalhes que se inspiram no sucesso do novo Clio, como o perfil fluido os puxadores das portas traseiras dissimulados e as possibilidades de personalização que combinam as cores da carroçaria com elementos de decoração exteriores como os retrovisores, as protecções laterais ou ainda os strippings.

“O Novo Renault Twingo foi inspirado não só no Twingo original mas também no R5. É uma interpretação moderna de um automóvel urbano e inovador em termos de estilo e de arquitectura. O Novo Renault Twingo é um citadino divertido, lúdico e vibrante”, afirmou Laurens van den Acker, Director do Design Industrial da Renault.

No próximo dia 4 de Março, no Salão de Genebra, serão revelados o interior e os detalhes mecânicos do modelo.

1 COMMENT

Leave a Reply

*