Volkswagen Autoeuropa lança projeto para reduzir consumos de combustível e emissões de...

Volkswagen Autoeuropa lança projeto para reduzir consumos de combustível e emissões de CO2

0 616

A Volkswagen Autoeuropa anunciou o lançamento de um projecto de inovação que garante a redução significativa das emissões de CO2 dos seus circuitos logísticos.

Trata-se da conversão do sistema diesel para o sistema bi-fuel (Diesel + GPL) dos camiões que asseguram o fluxo diário “just in time” de peças e componentes à fábrica de Palmela. O projeto-piloto inclui a operação de transporte das peças entre a Saint-Gobain (Santa Iria da Azóia) e a fábrica de Palmela, num total diário de cerca de 200 quilómetros e no qual esta nova solução permite uma redução do consumo médio de combustível de 37l/100 km para 26l/100 km, o que significa uma diminuição média anual de 16,9 toneladas de emissões de CO2 por camião.

“Este é o primeiro camião com esta conversão, mas, até 2015, pretendemos que os diversos circuitos “just in time” e de abastecimento de peças entre o armazém externo e a fábrica sejam efectuados por veículos com nível de emissões Euro V, ao invés dos actuais níveis de emissões Euro III”, afirmou Sandra Augusto, directora do departamento de logística.

Este projecto insere-se na política de desenvolvimento sustentável da empresa, corporizado através do programa estratégico “Think Blue Factory” e resulta de uma parceria entre a Volkswagen Autoeuropa, o transportador DSV, a locadora de equipamentos de transporte SRA e a Saint-Gobain.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*