Aliança Renault-Nissan celebra o 15º aniversário

Aliança Renault-Nissan celebra o 15º aniversário

0 409

A Aliança Renault-Nissan celebrou recentemente 15 anos de existência. Esta formou-se em 1999 quando a Renault assumiu uma posição de 36.8% no capital da Nissan. Desde então ambas as empresas progrediram dos 4,8 milhões de automóveis vendidos em conjunto em 1999, para os 8,3 milhões de unidades vendidas em 2013. Actualmente a Renault detém 43.4% da Nissan que por sua vez detém 15% da Renault.

“Em conjunto, a Renault e a Nissan expandiram significativamente a sua escala global e geraram um conjunto de economias que nenhuma das empresas teria conseguido obter sozinha” afirma Carlos Ghosn, Chairman e CEO da Aliança. “A Renault e a Nissan estão juntas há 15 anos maximizando as sinergias mas respeitando sempre a distinção entre as marcas e a cultura de cada uma.”

2013: um ano de recordes
A Aliança, em 2013, incluindo a AVTOVAZ vendeu um número recorde de 8,3 milhões de automóveis. Um em cada 10 automóveis vendidos em todo o mundo é da Aliança que é o quarto maior grupo mundial na indústria automóvel. A Aliança detém oito marcas: Renault, Nissan, Renault Samsung, Infiniti, Venucia, Dacia, Datsun e Lada.

A Aliança gerou, em 2013, cerca de 2,8 mil milhões de euros de novas sinergias o que constitui também um recorde. Em 2016 este valor deverá atingir os 4,3 mil milhões de euros através das sinergias que serão obtidas nas áreas de Engenharia, Fabricação, Logística e Recursos Humanos.

Crescimento nos mercados emergentes
Aquando da sua formação em 1999, as vendas da Aliança nos chamados BRICs – Brasil, Rússia, Índia e China – representavam apenas 1% do total. Actualmente, mais de 30% das vendas da Aliança são realizadas apenas nestes 4 países.

Desde 1999 a Aliança expandiu-se para novos projectos e a novos parceiros e detém uma posição maioritária na «joint venture» que controla o maior fabricante Russo de automóveis, a AVTOVAZ. Para além desta, a Aliança tem relações estratégicas com a Daimler, a Dongfeng Motor na China, a AshokLeylandna Índia e ainda com a Mitsubishi Motors.

A Aliança Renault-Nissan emprega cerca de 450.000 pessoas em todo o mundo incluindo neste número a AVTOVAZ e a Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Company na China.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*