Joel Piaskowski é o novo responsável de design da Ford Europa

Joel Piaskowski é o novo responsável de design da Ford Europa

0 268

A Ford nomeou Joel Piaskowski, designer com 24 anos de experiência internacional no sector automóvel, como novo director de design da Ford Europa.

Piaskowski, de 45 anos, substitui Martin Smith, de 64, que liderou durante os últimos 10 anos o premiado grupo de Design da Ford Europa, e foi o responsável pelo desenvolvimento de uma nova linguagem de design exterior para a Ford Europa que ficou conhecida como “kinetic design” – linhas dramáticas e fortes que expressam a “energia em movimento”.

O “Kinetic design” teve como resultado os reconhecidos designs de modelos da Ford que incluem a primeira geração de S-MAX e Kuga, a quarta geração do Mondeo e a segunda geração do C-MAX, assim como o design de modelos actuais do Focus e Fiesta vendidos em todo o mundo. Smith também foi responsável pela criação de um número significativo de ‘concepts cars’ da Ford, incluindo o losis, Iosis X, Iosis MAX, Verve, Evos e, mais recentemente, o S-MAX Concept.

Smith será substituído por Joel Piaskowski, actual chefe do Grupo Estratégico de Concepts da Ford nos Estados Unidos, e será responsável pelo design de todos os “concepts cars” e veículos produzidos em série na Europa e dará apoio a iniciativas de design global da Ford.

Piaskowski juntou-se á Ford em 2010 como director de Design Exterior da América e tem dirigido a equipa na criação de vários veículos, incluindo o novo Ford Mustang e o Ford F150. Em Janeiro de 2013 foi nomeado director de Design da Ford Ásia Pacífico, com sede no Centro de Design da Ford Ásia Pacífico, em Melbourne, Austrália. Recentemente, voltou a Dearborn, Michigan, para supervisionar os estudos avançados de design global da Ford.

Antes de ingressar na Ford, Piaskowski foi presidente do centro de design avançado da Mercedes, na Califórnia, de 2009 a 2010, e anteriormente trabalhou durante 6 anos como director de design da Hyundai nos Estados Unidos. Começou a sua carreira na General Motors em 1990, e trabalhou durante 12 anos no design interior e exterior para várias marcas.

“A experiência internacional de Joel e a sua versatilidade no design de produto são particularmente importantes para continuarmos a aumentar o nosso talento em design para podermos oferecer veículos de verdadeira classe mundial”, diz Moray Callum, vice-presidente de Design da Ford.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*