Motor 1.0 EcoBoost equipa 1 em cada 5 novos modelos Ford na...

Motor 1.0 EcoBoost equipa 1 em cada 5 novos modelos Ford na Europa

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Depois de ter conquistado pela terceira vez o prémio de “International Engine of the Year award”, o pequeno mas surpreendentemente potente motor 1.0 EcoBoost da Ford foi o motor turbo mais vendido no mercado europeu nos primeiros seis meses de 2014. No presente ano e até à data, um em cada cinco modelos Ford novos vendidos na Europa estava equipado com o motor 1.0 EcoBoost.

De Janeiro a Junho de 2014, a Ford comercializou cerca de 120.000 veículos equipados com o bloco 1.0 EcoBoost, em comparação com os 104.000 vendidos nos primeiros seis meses de 2013, num aumento superior a 15%. Na primeira metade de 2014, os modelos dotados desta motorização representaram 47% da gama do veículo multi-actividades B-MAX, 33% das vendas do Focus e 30% das do Fiesta.

Recorde-se que no passado mês de Junho, o motor 1.0 EcoBoost voltou a conquistar o galardão de 2014 “International Engine of the Year” pelas suas características de condução, performance, economia, refinamento e tecnologia, batendo outras propostas de marcas premium e de modelos superdesportivos.

Com este galardão, elevam-se a 13 os troféus de prestígio conquistados pelo motor. Para além dos sete prémios alcançados no âmbito do International Engine of the Year num espaço de três anos – incluindo o de Melhor Novo Motor em 2012 – o bloco 1.0 EcoBoost também já se viu agraciado com o International Paul Pietsch Award 2013 pela sua inovação tecnológica, na Alemanha; com o Dewar Trophy do Royal Automobile Club, em Inglaterra; e ainda nos EUA, com o Breakthrough Award da revista “Popular Mechanics”. A Ford é o primeiro construtor a ganhar, com um bloco de três cilindros,o troféu “10 Best Engines”da revista Wards Auto World.

Lançado na Europa em 2012 no Ford Focus, o motor 1.0EcoBoost está hoje disponível nas gamas Fiesta, B-MAX, EcoSport, C-MAX e Grand C-MAX, Tourneo Connect, Tourneo Courier, Transit Connect e Transit Courier.

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Até aqui proposto em variantes de 100 e 125 cv, a Ford alargou recentemente esse leque aos 140 cv, com o lançamento na Europa dos novos Fiesta Red Edition e Fiesta Black Edition, sendo o primeiro modelo de grande volume, com um motor de 1.0 litros, mais potente de sempre. É capaz de cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, alcançar uma velocidade máxima de 201 km/h e garante consumos de 4,5 l/100 km.

Mais de duas centenas de engenheiros e designers da Ford, dos centros de pesquisa e desenvolvimento de Aachen e Merkenich (Alemanha),Dagenham e Dunton (Reino Unido) dispensaram mais de cinco milhões de horas no desenvolvimento deste motor 1.0 EcoBoost de três cilindros.

O compacto turbocompressor de baixa inércia gira até um máximo de 248.000 rotações por minuto, ou seja, mais de 4.000 vezes por segundo, quase duplicando as rotações dos turbos dos motores de competição usados na Fórmula 1 no corrente ano. O turbo da variante de 140 cv do motor 1.0 EcoBoost disponibiliza uma pressão de ‘boost’ de 1,6 bar (24 psi). Em situação limite, a pressão de 124 bar (1.800 psi) é equiparável à de um elefante africano de cinco toneladas colocado em cima de um pistão.

“Ao definirmos um novo patamar em engenharia de motores em termos globais, este motor EcoBoost de 1,0 litros é a prova do enorme sucesso face aos nossos mais exigentes jurados, os nossos clientes,” afirmou Samardzich. Neste domínio, o motor provou o seu sucesso na Holanda, onde representa 38% de todos os modelos Ford vendidos, enquanto na Dinamarca essa percentagem de clientes que escolhem o motor de 1,0 litros é de 35%, quase idêntica aos 32% de clientes suíços que o preferem. A nível mundial, o bloco 1.0 EcoBoost está disponível em 72 países.

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