Novo Renault Twingo: Ao ritmo da cidade

Novo Renault Twingo: Ao ritmo da cidade

0 816

As memórias da década de 90 não são ‘apenas’ marcadas pela Guerra do Golfo, pelo fim da Guerra Fria ou pela democratização dos computadores. O lançamento do Renault Twingo é outra das recordações da época. Um modelo que se tornou um símbolo e objecto de desejo para diferentes gerações e que ainda hoje continua a ser o automóvel de eleição de milhares de automobilistas. Aliás, o estado de conservação de muitas das unidades que ainda circulam comprova a adulação dos seus proprietários…

Mas se o primeiro Renault Twingo é, unanimemente, reconhecido um dos lançamentos mais importantes da história da indústria automóvel, a terceira geração, desenvolvida em parceria com a Daimler, reúne as características necessárias para perpetuar o estatuto de ícone.

Imagem jovem e moderna
Visualmente, o novo Renault Twingo desperta a atenção até dos olhares mais frugais… O design da carroçaria é jovem e moderno. As cores disponíveis são alegres e vibrantes: Azul Céu, Vermelho Flamme, Amarelo Eclair e Branco Cristal. Já as infinitas possibilidades de personalização prometem satisfazer os gostos de cada um ou as modas instaladas. Ou seja, o novo Renault Twingo promete estar na moda, mas também fazer moda!

Nos pouco mais de 3,5 metros de comprimento da carroçaria passam praticamente despercebidas as aberturas para as portas traseiras. Sim, o modelo tem cinco portas, com tudo o que isso acresce em termos de conforto e sentido prático. Mas esse é apenas um dos segredos ‘escondidos’ na carroçaria…

Grande por dentro
Uma vez no habitáculo, surpreende desde logo o espaço, independentemente da análise ser feita aos lugares da frente ou traseiros e de serem tidas em consideração as distâncias em altura ou para os joelhos. Na realidade, quem vê de fora não consegue imaginar como é que um compacto com as dimensões do novo Renault Twingo (inclusivamente, 10 centímetros mais curto que a geração anterior) consegue proporcionar níveis de habitabilidade tão grandes e com tantos espaços para arrumação (52 litros de volume total), alguns até bastante astuciosos, por serem amovíveis.

novo-renault-twingo-3

Também o tablier prima pela originalidade e pela modernidade, com os diferentes materiais utilizados a poderem ser alvo de personalização. O painel de instrumentos sobressai pelo desenho menos convencional e o volante impressiona pela qualidade ao toque. Aliás, apesar de se tratar de um citadino que pode ser adquirido a partir de 11.950€, a qualidade percepcionada dos materiais e dos acabamentos está ao nível de segmentos superiores, o que atesta bem o investimento feito no desenvolvimento do modelo.

Surpreendente equipamento de série
Como equipamentos de série em todas as versões, o novo Renault Twingo disponibiliza, entre outros, o ar condicionado manual, o regulador-limitador de velocidade, o volante em couro, os envolventes bancos em tecido TEP e ainda o R&GO, uma aplicação desenvolvida para tablets ou smartphones Android e iOS que, depois de carregada, permite a ligação directa ao rádio e o acesso a diversas funções: navegação 3D, telefone (chamadas, histórico, contactos, leitura de sms por voz, etc…), multimédia (controlo do rádio, MP3, web rádios, reconhecimento das músicas e dos autores) e computador de bordo (Renault Drivic eco2, e-guide, etc). Ainda no que toca a equipamentos, uma referência, ainda, para a direcção assistida com desmultiplicação variável, os faróis dianteiros com tecnologia LED, os espelhos retrovisores exteriores eléctricos, os frisos de protecção lateral em cromado e as jantes em liga leve.

Já como opção estão disponíveis três ‘pack’s’ de equipamentos: o Pack Clim Auto (ar condicionado automático + sensores de chuva e luminosidade), o Pack Conforto (sistema de aquecimento dos bancos dianteiros + sistema Isofix nos bancos dos passageiros dianteiro e traseiros) e o Pack Techno (sistema R-Link Evolution com rádio digital + sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás + consola central aberta com USB).

O direito à diferença…
Mas se são muitos os detalhes que diferenciam o novo Renault Twingo das restantes propostas do segmento, há um grande pormenor que o torna verdadeiramente singular: o ser um ‘tudo atrás’! Ou seja, motor colocado em posição traseira e tracção também ao eixo traseiro. Uma aposta com inegáveis vantagens em diversos capítulos. Desde logo, na condução na cidade, uma vez que, com uma direcção com um raio de viragem recorde de 4,30 metros, as mudanças de direcção são mais rápidas e seguras, enquanto as mais difíceis manobras de estacionamento chegam a parecer brincadeiras de crianças…E a justificação é simples: o ângulo de viragem das rodas do Twingo é de 45 graus, enquanto os concorrentes se ficam, em média, pelos 30 graus!

novo-renault-twingo

Dois motores modernos e tecnológicos
O Novo Twingo está disponível com dois motores a gasolina da última geração, ambos colocados em cima do eixo traseiro:

O Motor Energy TCe 90
O novo Twingo está disponível com o motor TCe 90, três cilindros turbo, já conhecido no novo Clio e no Captur, garantindo ao citadino desempenhos surpreendentes, sobretudo ao nível das acelerações e das recuperações, mesmo nos regimes mais baixos. Aliás, sintomático disso mesmo é o facto de não precisar de mais do que 10,8 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h.

Equipado com o sistema Stop&Start, o TCe 90 regista um consumo misto de 4,3 l/100 km e emissões de CO2 de 99 g/km e respeita já a norma antipoluição Euro 6.

O novíssimo motor atmosférico SCE 70
Com 70 cv às 6000 rpm, este motor atmosférico com uma cilindrada de 999 cm3 é muito ágil em circuito urbano, graças a um binário máximo de 91 Nm, do qual cerca de 90% está disponível a partir das 1000 rpm, o que evita uma utilização intensiva da caixa. Com um consumo misto de 4,2 l/100 km e emissões de 95 g de CO2/km, este motor está equipado com o sistema Stop&Start. O condutor pode ainda reduzir o seu consumo de combustível até 10 %, graças às ferramentas a bordo destinadas à eco condução: botão modo ECO e indicadores de mudança de velocidade e funcionalidades Renault Driving Eco2 disponíveis no R & GO e R- Link Evolution.

Os motores SCe 70 e Energy TCe 90 estão equipados com o sistema de ajuda ao arranque em subida e estão associados a uma caixa manual de 5 velocidades. A partir do final de 2015 está prevista uma caixa automática EDC de dupla embraiagem, com 6 relações.

Fiel à tradição da Renault em matéria de segurança, o novo Twingo foi concebido para estar ao melhor nível no que diz respeito à segurança activa e passiva, de acordo com as novas e mais exigentes normas EuroNCap 2014. Entre os muitos equipamentos que incorpora, destaque para os de ajuda à condução propostos de série: ABS com Assistência à Travagem de Urgência (EBA), ESP, SBR (alerta de não utilização de cinto de segurança) para todos os passageiros, limitador de velocidade (regulador de velocidade em opção na versão de entrada) bem como SSPP (Sistema de Controlo da Pressão dos Pneus) e ajuda ao arranque em subida.

O novo Renault Twingo estará disponível na Rede de Concessionários a partir de 22 de Novembro de 2014 e com preços a partir de 11.950 euros.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*