Volvo cria capacete que protege ciclistas

Volvo cria capacete que protege ciclistas

0 807

Com o número de ciclistas nas grandes cidades a aumentar a cada dia, a Volvo, em parceria com a POC, uma empresa sueca que fabrica equipamentos de proteção para desporto, e a Ericsson, conhecida mundialmente pelas suas soluções em telecomunicações, desenvolveram um capacete que estabelece uma relação de comunicação entre os ciclistas e os automóveis, de modo a que estes se apercebam da proximidade a que se encontram uns dos outros.

Este capacete trabalha em conexão com a aplicação para smartphones Strava, que partilha a localização do ciclista na ‘nuvem’, de forma a ser acedida pelos veículos Volvo, e descobrir se uma colisão está eminente, podendo depois evitar a sua ocorrência.

Quando uma bicicleta surge nas proximidades de um veículo equipado com esta tecnologia, o condutor do automóvel é avisado sobre o possível perigo através do head-up display, mesmo que não esteja visível. Por sua vez, o ciclista também é alertado através de uma luz instalada no capacete.

Esta tecnologia inovadora e será um dos destaques do stand da Volvo na feira de inovação tecnológica CES (Consumer Electronics Show), que vai decorrer entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2015 em Las Vegas (EUA).

A marca sueca, já utiliza em alguns modelos desde 2013, o City Safety, um sistema não tão conectado mas que utiliza uma série de sensores e câmaras no carro para identificar ciclistas e pedestres nas ruas, evitando assim alguns atropelamentos.

Veja aqui o vídeo de apresentação desta nova tecnologia da Volvo:

NO COMMENTS

Leave a Reply

*