Mercedes-Benz apresenta F 015 Luxury in Motion

Mercedes-Benz apresenta F 015 Luxury in Motion

0 1043

A Mercedes apresentou no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, o futurista “F 015 Luxury in Motion”, um protótipo com tecnologia de condução autónoma.

Esta criação da marca alemã sobressai por ser um veículo caracterizado pelo alto grau tecnológico das suas prestações, mas sobretudo porque desenvolve ainda mais o conceito de condução automática, permitindo ao condutor libertar-se por exemplo da tarefa das deslocações urbanas, deixando-a entregue ao seu automóvel, com total segurança. Por isso, o espaço interior será uma espécie de sala de estar ou um escritório sobre rodas, cheio de luxos e comodidades, contando com assentos giratórios e seis ecrãs tácteis de alta definição.

O protótipo tem 5220 mm de comprimento, 2018 mm de largura e 1524 mm de altura, destacando-se os 3610 mm de distância entre eixos, que permitem oferecer um interior bastante espaçoso, as portas traseiras de abertura inversa e a ausência de divisões internas. As janelas e o para-brisas contam com vidros opacos, porém, o mais surpreendente é a sua iluminação baseada em módulos LED que, além de servirem para iluminar, informam sobre o modo de condução escolhido (autónomo em cor azul e branco se é manual) e permitem a comunicação do condutor com os peões e com outros condutores.

No exterior, o modelo conta com uma estética original, que inclui uma linha do tejadilho rebaixada e um formato aerodinâmico, destacando-se as dimensões reduzidas da secção dianteira e da traseira. A carroçaria é 40% mais leve face ao um modelo de produção atual, graças à utilização de fibra de carbono, alumínio e aço reforçado.

A propulsão consiste numa configuração elétrica plug-in a hidrogénio que combina dois motores elétricos no eixo traseiro, com uma potência total de 268 cv e 398 Nm, e que permite ao concept car da Mercedes acelerar até aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente. A autonomia de 1100 km é assegurada por um conjunto de baterias de iões de lítio até 200 km, sendo os restantes 900 km adicionados por uma célula de combustível a hidrogénio. O hidrogénio necessário para gerar eletricidade está armazenado em depósitos de 5,4 kg, pressurizados a 700 bar.

mercedes-benz-f-015-luxury-in-motion-2mercedes-benz-f-015-luxury-in-motion-3mercedes-benz-f-015-luxury-in-motion-4mercedes-benz-f-015-luxury-in-motion-5mercedes-benz-f-015-luxury-in-motion-6mercedes-benz-f-015-luxury-in-motion-7

NO COMMENTS

Leave a Reply

*