Aliança Renault-Nissan vende 8,5 milhões de automóveis em 2014

Aliança Renault-Nissan vende 8,5 milhões de automóveis em 2014

0 492
Aliança Renault-Nissan vende 8,5 milhões de automóveis em 2014

A Aliança Renault-Nissan registou, em 2014, um novo recorde de vendas com 8.470.610 unidades.

As vendas da Aliança crescem pelo 5º ano consecutivo e registam uma progressão de 2,5% face ao ano de 2013. Um em cada 10 automóveis vendidos no mundo sai das fábricas da Renault, Nissan ou AVTOVAZ.
A Renault SAS, vendeu 2.712.432 automóveis em 2014 com um crescimento de 3,2 % face a 2013. Com 1.464.611 unidades vendidas na Europa Ocidental, os volumes do Grupo cresceram 12,5%. Na Europa, a quota de mercado do Grupo Renault ultrapassou os 10%. (+0,6 pontos face a 2013). A Dacia é a marca na Europa que regista o maior crescimento, ganhando 0,4 pontos.

Fora da Europa o Grupo Renault registou quotas de mercado recorde no Brasil e na Rússia que são respetivamente, os segundo e terceiro mercados do Grupo depois da França.

A Nissan, vendeu 5.310.064 automóveis em todo o mundo com um crescimento de 4,1 % face ao ano anterior. Nos seus principais mercados (Estados-Unidos e China) as vendas da Nissan continuam acima de 1 milhão de unidades anuais.

A AVTOVAZ, o principal construtor Russo, vendeu 448.114 automóveis a nível mundial com uma quebra de 16,3 % face a 2013 devido, sobretudo, ao abrandamento da economia Russa. A Aliança Renault-Nissan detém uma participação maioritária no capital da AVTOVAZ que vende os seus modelos através da marca LADA. Um em cada três automóveis vendidos na Rússia pertenceu à Aliança Renault-Nissan e AVTOVAZ.

Os principais mercados da Renault-Nissan

Os 10 principais mercados da Aliança em 2014 foram: Estados-Unidos, China, Rússia, Japão, França, México, Brasil, Reino-Unido, Alemanha e Itália.

Na China, o primeiro mercado automóvel mundial, a Nissan vendeu 1.221.598 automóveis e é a principal marca japonesa na China com 5,5 % de quota de mercado. Em 2016, a Renault iniciará a produção na China em colaboração com a Dongfeng Motor. A fábrica de Wuhan terá, no início, uma capacidade de produção de 150 000 unidades por ano (que poderá ser aumentada posteriormente).

Nos Estados-Unidos, a Nissan registou um recorde de vendas com 1.386.895 unidades vendidas e um recorde de quota de mercado que atingiu os 8,4 %. Em 2014 os modelos Nissan : Altima, Rogue, Versa, Juke, NV200 e o LEAF (100 % elétrico) obtiveram também recordes de vendas.

Na Rússia, a Aliança em conjunto com a AVTOVAZ, registaram uma quota de mercado de 30,7 %, (+1,1 ponto face a 2013). A AVTOVAZ detém uma quota de mercado de 15,5 %, (-0,9 pontos) enquanto a Renault com 194.531 automóveis vendidos obteve uma quota de mercado recorde de 7,9 %. A Nissan com 182.412 unidades vendidas obteve uma quota de mercado de 7,3% (+1,8 pontos).

No seu mercado doméstico, o Japão, a Nissan vendeu 670.263 automóveis com uma quota de mercado de 12 %.

Em França, no mercado doméstico da Renault, a marca vendeu 577.601 automóveis com um crescimento de 5,5 % e uma quota de mercado de 26,6 %, (+ 1,3 pontos).

No México, a Nissan registou um novo recorde de vendas com 293.204 unidades. A Nissan é líder do mercado Mexicano com 25,8 % de quota de mercado.

No Brasil a Renault bateu o seu recorde de quota de mercado atingindo os 7,1% e que corresponderam 237.187 automóveis vendidos.

Os veículos Zero Emissões 

Em 2014 a Aliança Renault-Nissan vendeu 82.602 veículos elétricos, com um crescimento de 24% face ao ano anterior e com uma quota de mercado global de 56%. O Nissan LEAF impôs-se como o modelo de maior sucesso no mercado com 61.507 unidades vendidas enquanto a Renault é a marca líder na Europa com 17.813 unidades incluindo o Twizy.

Desde Dezembro de 2010 a Aliança já vendeu 217.365 veículos elétricos em todo o mundo. A Aliança vende um em cada dois veículos elétricos no mundo, incluindo o quadriciclo Twizy e o Nissan e-NV200.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*