Novo Ford Focus RS revelado

Novo Ford Focus RS revelado

Novo Ford Focus RS revelado

A Ford acaba de apresentar o novo e “explosivo” Focus RS, que estreará no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, já em Março.

A terceira geração da derivação desportiva do pequeno familiar destaca-se, desde logo, por um inédito sistema de tracção integral com controlo vetorial dinâmico do binário, que permite, sobretudo, melhorar o comportamento do carro em curva. Desenvolvido pela Ford Performance, este sistema de tracção integral consiste num duplo pack de embraiagem controlado eletronicamente em cada lado do eixo de tracção traseiro, gerindo a divisão do binário entre as rodas da frente e traseiras e controlando também a distribuição do mesmo a cada um dos lados do eixo traseiro.

O novo Focus RS está equipado com um motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros, o mesmo do novo Mustang, com uma potência superior a 320 cavalos, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, com relações mais curtas. As prestações deste bloco, que contará com sistema start&stop, injeção direta e um duplo compressor de baixa inércia, além de um compressor e intercooler maiores, só serão reveladas na sua apresentação oficial no Salão de Genebra, estando já garantida uma melhoria das emissões de CO2 em cerca de 20% face ao antecessor.

Ford-Focus-RS-2

Outras das principais características do Focus RS são a suspensão desportiva, que inclui amortecedores reguláveis em duas posições e um sistema de direção assistida eletronicamente reconfigurada, destacando-se ainda o difusor dianteiro, o spoiler traseiro e elementos aerodinâmicos com vista à redução da força descendente. Esta variante do Focus terá ainda ao dispor a tecnologia de travagem automática até 50 km/h.

Por fora, as linhas musculadas são reforçadas pelas asas inferiores e aberturas laterais proeminentes, enquanto as luzes de nevoeiro integradas são montadas verticalmente, sendo os faróis bi-xénon HID de série. Na traseira, realce para o difusor inferior de grandes dimensões, a dupla saída de escape, o spoiler traseiro integrado na silhueta do carro através de painéis laterais da cor da carroçaria e as jantes de liga leve forjada de 19 polegadas com acabamentos em preto mate. Esta versão do Focus estará disponível nas cores azul Nitrous, cinzento Stealth, preto Absolute e branco Frozen.

No interior, saltam à vista os bancos desportivos Recaro parcialmente em couro de série (os RS Recaro em concha com estruturas em microfibra são opcionais), o novo volante de fundo achatado em couro, pedais em liga, instrumentação específica, sistema de conetividade SYNC além de um mostrador exclusivo com informações como a pressão e temperatura do óleo e pressão do turbo. Destacam-se ainda no interior as tonalidades em azul RS no habitáculo, visíveis, por exemplo, nas costuras dos assentos, volante, tapetes e guarnições inferiores, assim como o logótipo RS presente no punho da caixa de velocidades, no volante, nos bancos e numa placa em alumínio escovado nas embaladeiras.

Ford-Focus-RS-3Ford-Focus-RS-4Ford-Focus-RS-5

NO COMMENTS

Leave a Reply

*