Nissan GYM – Exercício físico ao volante

Nissan GYM – Exercício físico ao volante

0 435

A Nissan é uma empresa reconhecida pelos seus sistemas inovadores de apoio ao condutor, mas agora irá levar essa inovação mais além ao oferecer a opção de desligar todos esses sistemas, desde que não relacionados com a segurança. Este desenvolvimento arrojado é uma tentativa de ajudar os condutores a melhorar a sua forma física, depois de um estudo ter demonstrado que os condutores europeus estão entre os menos saudáveis do mundo.

A nova função GYM, que irá inicialmente estar disponível nos crossover Nissan X-Trail e Qashqai, líderes na sua classe, desliga todos os sistemas de apoio ao condutor apenas tocando num botão, permitindo assim que os condutores façam o seu exercício físico ao volante.

Além de isolar sistemas, como a Assistência de Estacionamento e o sistema de estacionamento automático, o botão GYM desliga também funcionalidades que muitos condutores já nem reconhecem como facilitadoras do seu esforço ao volante, como a direção assistida elétrica e os vidros elétricos. Aumenta também a resistência do acelerador, do travão e da embraiagem e endurece a caixa de velocidades, aumentando o esforço necessário para a condução.

Nissan-GYM-2

Enquanto o condutor faz exercício físico durante a viagem, o sistema de infotenimento NissanConnect passa a incluir uma nova função que contabiliza as calorias queimadas e acompanha o seu progresso através da nova aplicação Gym And Go.

A inovação surge após um estudo realizado pela Universidade de Lura, na Suécia, ter demonstrado que os condutores da Europa estavam a ganhar peso e perder mobilidade. Isto deve-se em grande medida ao aumento do congestionamento do trânsito, que os leva a passar mais tempo ao volante.

A Nissan recrutou a ajuda de especialistas em fitness para desenvolver o sistema. O personal trainer Raol Pofil, que gere o Centro de Fitness Le Mensonge, em Paris, afirmou: "A Nissan pediu-me que desenvolvesse um programa para ajudar os condutores a queimar mais calorias e a conseguir corpos mais magros, sem sair do conforto dos seus automóveis. Em média, o meu programa ajuda os ocupantes do automóvel a queimar cerca de 1.415 calorias por semana".

Os engenheiros do Centro Técnico da Nissan Europa integraram de forma inteligente a tecnologia em quatro protótipos do Nissan X-Trail. As únicas diferenças visuais são as tampas deslizantes no interior das portas, que se destinam a aceder aos manípulos manuais dos vidros.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*