Padaria sem carbono com a ajuda da Nissan e-NV200

Padaria sem carbono com a ajuda da Nissan e-NV200

A "Ihr Bäcker Schüren" consegue ficar 100% livre de carbono pela primeira vez graças à sua nova frota de furgões elétricos Nissan e-NV200. As entregas das padarias, que dão emprego a mais de 200 pessoas em 18 filiais, passam a ter um custo irrisório graças à energia obtida a partir de painéis solares.

Em 2010, Roland M Schüren, um padeiro alemão, transformou a sua padaria de modo a reduzir as emissões de CO2 em 91% e poupar quase 50% em energia. Em 2013, efetuou novas remodelações no edifício para conseguir o estatuto de edifício "mais sustentável". A colocação de painéis solares no telhado da padaria permite que a empresa funcione com 100% de energias renováveis.

Com mais de 10.000 pães para entregar todos os dias, a única coisa que faltava era uma frota de furgões elétricos. Mas já nada falta, porque Schüren, mestre padeiro e licenciado em Gestão de Empresas, adquiriu três furgões Nissan e-NV200 que combinam o espaço de carga do Nissan NV200, o melhor da sua classe, com a tecnologia líder do Nissan LEAF, o veículo elétrico mais vendido do mundo. A e-NV200 disponibiliza uma autonomia de 170 quilómetros, não emite quaisquer gases poluentes e é praticamente silenciosa.

"As três e-NV200 adaptam-se perfeitamente à nossa abordagem sustentável", afirmou Roland Schüren. "Nós produzimos mais electricidade do que aquela que consumimos na padaria e esta pode ser utilizada para fornecer as nossas quatro estações de carregamento de veículos eléctricos. Os veículos também provocaram curiosidade entre os nossos clientes. Os transeuntes atravessam a rua para verem os veículos e os nossos pontos de carregamento de perto".

Esta padaria pioneira faz parte do inovador programa e4Business da Nissan, que ajuda pequenas e médias empresas em toda a Europa a maximizar o seu potencial e manter os custos tão baixos quanto possível, apresentando as vantagens de integrar os veículos eléctricos da Nissan nas frotas da empresa e modelos de negócios.

O objetivo da padaria é funcionar 100% livre de CO2. Graças às capacidades de carregamento bidirecional únicas das e-NV200, num futuro próximo Schüren espera conseguir armazenar eletricidade durante a noite utilizando as baterias dos veículos e utilizá-la depois durante o dia quando a padaria regista picos na necessidade de energia. Desta forma, os furgões irão proporcionar uma fonte de energia sustentável, assegurando ao mesmo tempo que o transporte é totalmente livre de emissões.

Para garantir que todos os clientes recebem as encomendas a tempo, a Nissan instalou uma estação de carregamento rápido CHAdeMO nas instalações para os três veículos. Nacer Boussouf, motorista de entregas, está entusiasmado. "É uma condução tranquila e muito mais silenciosa, mesmo quando há muito trânsito. Faço entregas de manhã em Dusseldorf, regresso à base durante meia hora para um carregamento rápido e depois vou para Wuppertal. Saímos com os veículos três vezes por dia sem emitir uma única grama de CO2".

A "Ihr Bäcker Schüren" é uma das últimas empresas que se juntaram à crescente revolução dos veículos eléctricos por toda a Europa, adicionando os veículos elétricos da Nissan à sua frota. O Nissan LEAF e a e-NV200 são actualmente utilizados por empresas de todo o continente europeu, numa grande variedade de utilizações em todos os ambientes, de pequenas vilas rurais a movimentadas cidades.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply

*