Ford lança experiência dinâmica de car-sharing GoDrive em Londres

Ford lança experiência dinâmica de car-sharing GoDrive em Londres

0 506

A Ford vai  por à disposição do público londrino o seu serviço de car-sharing GoDrive. Este serviço oferece acesso flexível, prático e acessível a uma frota de veículos para trajectos de uma direcção apenas com estacionamento fácil em toda a cidade.

O projecto começou como uma das mais de 25 experiências que compõem a Ford Smart Mobility, o plano da Ford para utilizar tecnologia e inovação que leve a companhia a um nível superior em matéria de conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente e ‘big data’.

Estima-se que a indústria de car-sharing supere os 5.500 milhões de euros até 2020. A Ford lança o GoDrive com o objetivo de responder à procura e para obter informação sobre as tendências emergentes em matéria de mobilidade e dos hábitos de car-sharing dos clientes. A Ford está a explorar a oportunidade para serviços de car-sharing trabalhando com os londrinos para melhor compreender as suas necessidades de mobilidade e padrões de deslocação e estacionamento.

“Uma vez que as cidades se tornam cada vez mais congestionadas, as pessoas tornam-se francamente mais abertas a novos métodos de mobilidade e o car-sharing está a provar ser um modelo apelativo,” disse Ken Washington, vice-presidente, Investigação e Engenharia Avançada da Ford. “Um factor crucial na disponibilização efectiva de serviços de car-sharing é aprender com estes condutores quais as formas mais efectivas de satisfazer as suas necessidades e expectativas e de complementar a sua infraestrutura de transportes existente.”

O GoDrive foi concebido como complemento aos existentes sistemas de transporte para deslocações integradas e é o único sistema de car-sharing a oferecer trajetos de sentido único com estacionamento garantido. O modelo de pagamento no momento com tarifas ao minuto cobre as taxas de congestionamento londrinas, o seguro e o combustível. Os condutores utilizam uma aplicação de smartphone para reservarem e acederem a um automóvel facilmente. Metade da frota está composta por unidades do Focus Electric.

O programa-piloto arrancou com 100 membros registados os quais tiveram acesso a unidades do Focus Electric de emissões zero ou ao eficiente Fiesta 1.0 EcoBoost de baixas emissões localizados em zonas de estacionamento seguras e próximas das principais localizações de transportes públicos, tais como as estações de comboios de Waterloo e Victoria. A Ford convida agora 2.000 pessoas a registarem-se para um alargado serviço gratuito que dispõe de 50 automóveis em 20 localizações.

GoDrive também se destaca pela sua avaliação e melhoria contínuas através de aprendizagem estruturada. São adicionadas regularmente novas características ao serviço tendo por base as informações recebidas a partir dos clientes.

Calcula-se que só no Reino Unido o sector do car-sharing cresça na ordem dos 23% entre 2013 e 2025. Um estudo recente encomendado pela Ford a 5,500 habitantes das maiores cidades europeias concluiu que a maior parte das pessoas considera a sua deslocação para o trabalho mais stressante que o seu próprio trabalho e 80% dos londrinos disseram que chegam tarde ao trabalho uma ou mais vezes por mês devido a engarrafamentos.

Desde o seu lançamento no início deste ano, os comentários sobre esta experiência têm sido largamente positivos, com a maioria dos utilizadores iniciais a expressarem o seu optimismo sobre o futuro da Ford no crescente sector do car-sharing. Os utilizadores destacaram o acesso às tecnologias disponíveis na gama de veículos atuais da Ford, como o Ford SYNC e a ajuda ao estacionamento, como pontos-chave do projecto.

Os utilizadores também destacaram a utilidade do sistema de pagamento no momento que inclui a Taxa de Congestão de Londres (actualmente de 11.50 libras). Os condutores podem familiarizar-se com o veículo durante um período gratuito de cinco minutos. O custo de cada viagem é apresentado na aplicação móvel.

Com a experiência actualmente na fase beta, a Ford espera poder ampliar o êxito inicial e obter mais informação acerca do comportamento dos utilizadores que possa servir para melhorar a experiência do utilizador. Estuda-se ainda opções como tarifas para fins-de-semana e dia completo e ainda mais opções de estacionamento na rua ou em parques.

A Ford está também a desenvolver experiências de car-sharing na Alemanha, Índia e nos EUA que ajudarão a companhia a determinar a melhor maneira de servir os clientes globais à medida que estes se deparam com novas opções de mobilidade no futuro.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*