Ford confirma Focus RS com 350 cv

Ford confirma Focus RS com 350 cv

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A Ford apresentou novo Focus RS, um ‘hatchback’ de alta performance que desenvolve uma potência máxima de 350 cv, retirada do especialmente modificado motor 2.3 EcoBoost.

Com o Focus RS, a Ford está a estrear o seu sistema de tracção total Ford Performance com Vectorização Dinâmica do Binário. O inovador sistema ajuda os condutores a atingirem um novo nível de capacidade e de diversão ao volante, combinando uma tracção e aderência fora de série com uma agilidade e velocidade em curva inigualáveis. É também o primeiro Ford RS equipado com ‘Drive Modes’ selecionáveis – incluindo o primeiro ‘Drift Mode’ da indústria, que permite derrapagens controladas ao estilo ‘drift’ – e o ‘Launch Control’.

“Prometemos aos entusiastas uma verdadeira máquina e, com 350 cv debaixo do capot, é isso exactamente que iremos apresentar,” disse Dave Pericak, director global da Ford Performance. “O impressionante ritmo e a inovadora tecnologia do novo Focus RS coloca-o frente a frente com modelos desportivos de marcas de luxo e exóticas e ele está pronto para esse desafio.”

Ford Focus RS

O novo motor 2.3 EcoBoost do novo Focus RS partilha a sua estrutura principal com o motor de 4 cilindros com bloco totalmente em alumínio do novo Ford Mustang. O motor foi especificamente evoluído para o Focus RS, tendo agora uma potência máxima de 350 cv, ou seja, mais 36cv que no Mustang.

O aumento de potência foi conseguido por um novo turbo ‘twin-scroll’ de baixa inércia com um maior compressor, que liberta um fluxo de ar significativamente mais intenso, em conjunto com um intercooler muito maior, para maximizar a densidade da carga. A respiração do motor foi igualmente melhorada com um menos restritivo design das entradas de ar, e um sistema de escape de alta performance mais largo com válvulas electronicamente controladas no tubo de escape que ajuda a optimizar o equilíbrio entre a pressão e o ruído da saída.

A cabeça dos cilindros foi fabricada a partir de uma liga mais evoluída, capaz de resistir a temperaturas mais elevadas, enquanto o bloco dos cilindros utiliza camisas em ferro fundido de mais elevada resistência.

Foi igualmente dada uma elevada prioridade ao arrefecimento do motor, com os engenheiros a criarem espaço adicional na frente do veículo, para acolher um radiador significativamente maior – o maior de sempre a equipar um Focus – que providencia o nível de arrefecimento exigido por uma pilotagem intensa em pista.

Um meticuloso trabalho de calibragem foi assegurado para que a unidade de potência entregue uma maior resposta a baixos regimes, permitindo uma escalada segura até um limite máximo de 6.800 rpm. Um binário máximo de 440 Nm está disponível entre as 2.000 e as 4.500 rpm, com 470 Nm disponíveis ao longo de 15 segundos, em caso de forte aceleração.

Performances inspiradas exigem um som inspirado. Os engenheiros da Ford Performance afinaram o RS para transmitir um carácter sonoro desportivo que vale a pena ouvir, durante uma condução impetuosa, com os característicos “rateres” e borbulhares que são a assinatura RS.

“Esta unidade muito especial do motor 2.3 EcoBoost irá inspirar os condutores, na medida em que eles sentem o encher do turbo a lembrar-lhes que podem levá-lo até ao ‘red line’ – tudo isso envolto num som visceral, que porá garantidamente um enorme sorriso no rosto,” disse Pericak.

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