Dezembro 12, 2017
Geral

Nissan anuncia vencedores da 3ª Edição do Concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas

Se se juntar a uma boa escrita, uma ilustração criativa, obteremos sempre uma inovadora combinação plena de riqueza, conseguindo contrariar a regra de insanidade de Einstein. Neste caso, seguindo a mesma fórmula, as soluções resultantes poderão ser "mágicas", "marcantes" ou "fixes". Foi assim a terceira edição do concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas, cujos vencedores acabam de ser anunciados.

A Nissan voltou a investir nos jovens portugueses, estimulando o seu talento e dando liberdade à sua criatividade, com mais uma edição do concurso dos Jovens Autores de Histórias Ilustradas, anunciando agora os vencedores da edição 2014-2015. Pelo terceiro ano, alunos e escolas de norte a sul do país responderam entusiasticamente à iniciativa mostrando que existe talento na juventude portuguesa com trabalhos "mágicos", "marcantes" ou "fixes", fazendo jus àquilo que sempre acontece.

"Para que serve um livro sem figuras ou diálogos?" – foi a questão que Alice colocou pouco antes de decidir seguir o Coelho Branco até ao País das Maravilhas, no livro de Lewis Carroll. A imagem e a ilustração continuam a ser elementos centrais na conquista de jovens leitores. A sua dimensão ganha cada vez mais importância e aponta para uma renovação na literatura e daí a importância de estimular a ligação da escrita à ilustração.

Para a Nissan, os Jovens Autores de Histórias Ilustradas são muito mais do que um concurso; é uma forma de retribuir à sociedade o que esta lhe proporcionou ao longo dos anos. É uma forma de estar presente na educação e formação dos jovens portugueses, com um projeto sólido que ajuda a formar o indivíduo, abrindo-lhe novas perspetivas, caminhos alternativos para mundos diferentes e, quem sabe, mudar destinos profissionais.

nissan-2

"A Visão corporativa da Nissan é "Valorizar a Vida das Pessoas" e a nossa missão como empresa é fornecer produtos e serviços automóveis em linha com a nossa promessa de marca: Inovação e Entusiasmo para Todos", afirmou Guillaume Masurel, Diretor-geral da Nissan em Portugal. "Mas sendo um dos maiores fabricante mundiais de automóveis, a nossa missão é também a de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, em especial nos países e nas comunidades onde operamos. Neste contexto, lançámos este desafio às gerações jovens em Portugal, para imaginarem o futuro e contribuírem com as suas ideias para uma mobilidade mais sustentável".

Este é já o terceiro ano consecutivo em que a Nissan organiza o concurso e em que conta com o apoio do Plano Nacional de Leitura e do Grupo Leya.

Desta vez a "Condução Autónoma" foi o tema central da edição, já que esta é uma realidade que está cada vez mais próxima e encerra em si mesma muitas respostas para questões prementes: preservação de recursos, sustentabilidade, meio ambiente e segurança rodoviária, temas para os quais a Nissan quis este ano sensibilizar os jovens.

Os grandes vencedores da 3.ª Edição dos Jovens Autores de Histórias Ilustradas foram todos os alunos e escolas que se dedicaram e submeteram trabalhos a concurso. Mas, infelizmente, nem todos podem ser premiados. O painel de jurados, composto por personalidades e entidades de reconhecida competência, como a jornalista Bárbara Wong, a escritora Ana Maria Magalhães, o ilustrador Paulo Galindro, o escritor António Torrado (Sociedade Portuguesa de Autores), o pintor Eurico Gonçalves (Sociedade Nacional de Belas Artes), Fernando Pinto do Amaral (Comissário do PNL), Miguel Pais do Amaral (Editora Leya) e Guillaume Pelletreau (então Diretor-geral da Nissan Portugal), ponderou e escolheu as seguintes histórias como as melhores nove deste ano:

  • "Sempre a Mesma Coisa" – Irene Baptista e Jasmim Cotrim da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, eleita também como Melhor História e Melhor Ilustração;
  • "A Minha Mãe é Mágica" – Inês Melo e José Tomaz, Escola Técnica e Profissional de Mafra;
  • "As Duas Faces do Sol" – Tânia Teixeira e Juliana Silva, Escola Secundária da Maia;
  • "Caminhos Marcantes" – Adriana Pereira e Ana Marques, Escola Secundária José Afonso;
  • "Mil e Uma Luas" – Sara Ribeiro e Joana Ventura, Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia- Casa Pia de Lisboa;
  • "Mudança ao Acaso" – Maria Carolina Mourato, Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo;
  • "Perseguida Pela Lua" – Marta Trindade e Maria Ventura, Colégio do Sagrado Coração de Maria;
  • "Uau, Afinal é Mesmo Um Carro Fixe" – Ana Quelhas e Mariya Toma, Escola Secundária de Amato Lusitano;
  • "O Futuro de Gabriel" – Catarina da Costa, Escola Secundária Vitorino Nemésio

A estes nove trabalhos junta-se o décimo, escolhido pela comunidade de fãs da Nissan no Facebook, que através de votação elegeu "Cega a Tua Vida, Antes que Ela te Cegue a Ti" de Miguel Marques e Sofia Rosário, alunos da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto.

Estes trabalhos irão agora ser reconhecidos publicamente através da edição das histórias em livro, que integrará o Plano nacional de Leitura. A este prémio a Nissan junta o aliciante de um fim-de-semana em Barcelona para os autores e professores envolvidos, durante o qual terão a oportunidade de saber como se escreve e desenha a história dos Nissan atuais com uma visita à fábrica da marca naquela cidade e, depois, conhecer esta cidade cujo legado cultural é imenso.

Follow Me:

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *