Ford Transit celebra 50 Anos

Ford Transit celebra 50 Anos

0 684

O popular veículo comercial Ford Transit celebra em 2015 o seu 50 º aniversário, marcando cinco décadas de leais serviços aos negócios à escala global.

Desde a primeira unidade que deixou da linha de produção de Langley (Inglaterra) a 9 de Agosto de 1965, já se produziram perto de oito milhões de exemplares dos modelos maiores Transit e Transit Custom, numa altura em que o modelo evoluiu de um único modelo para uma completa família de veículos Ford Transit.

Se ligadas pelos pára-choques, as unidades Transit deste cinquentenário dariam uma completa volta ao planeta Terra, volume que significa, também, que os clientes compraram, em média, uma Transit a cada 180 segundos ao longo deste período.

As primeiras unidades a serem comercializadas em Portugal remontam a 1966, um ano após o arranque da sua produção em Inglaterra, tendo registado um total de 708 unidades transaccionadas. No verão de 1967, iniciou a sua produção, numa fase experimental, na fábrica de Azambuja, onde se manteve ao longo de 33 anos. Entre 1966 e 2014 foram vendidas em Portugal mais de 150.000 unidades Transit e Transit Custom.
Lançada no mesmo ano em que a primeira pessoa passeou pelo espaço, a Transit teve um impacto imediato, fornecendo um apoio prático às economias em expansão da Europa. A Transit evoluiu através de uma vasta gama de carroçarias e de variantes, das comuns vans para entrega de encomendas, a propostas basculantes e para campismo, ou mesmo a fantásticos exemplares únicos, como as Supervans com motor V8 Cosworth.

A mais recente expansão da gama Transit é representada por quatro novos modelos – Transit, Transit Custom, Transit Connect e Transit Courier – propostas que estão a registar um aumento em termos de procura, ajudando a tornar a Ford na marca de veículos comerciais mais popular na Europa no primeiro trimestre de 2015, com as vendas a crescerem 42%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

A sua crescente popularidade obrigou a um aumento da produção, ultrapassando-se o primeiro marco histórico – de 1 milhão de unidades – em 1976, e depois outros patamares em 1985, 1994, 2000, 2005, 2010 e 2013. A posterior procura pela mais pequena Transit Connect – com mais de 1 milhão de exemplares vendidos – em conjunto com a da nova e ainda mais compacta Transit Courier, significa que a produção total da Transit irá atingir nove milhões de unidades no presente ano de 2015.

Os modelos Transit também estrearam uma lista de inovações tecnológicas para veículos comerciais que ajudam a melhorar o seu desempenho, conforto e segurança. Recursos como portas laterais de carga, pneus radiais e faróis de halogéneo, ou ainda motores diesel de injecção directa, fechaduras de alta segurança e travões anti-bloqueio de série. Os mais recentes modelos Transit acrescem as mais avançadas tecnologias como Cruise Control Adaptativo e Assistência à Manutenção de Faixa.

A expansão global das vendas e produção da Transit deu outro passo significativo em meados de 2014, quando o modelo entrou pela primeira vez na América do Norte, através da nova Transit de duas toneladas, modelo que é construído em Kansas City. Tal ajudou a aumentar para 118 o número de mercados distribuídos por seis continentes.

NO COMMENTS

Leave a Reply

*